sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Tal Merecimento

Eu sempre me incomodei com a frase " Voce merece".
Quem merece? E o que merece?

Ah tá bom, entendi , você se esforçou e alcançou o sucesso.
Você mereceu.
Claro também, que para isso acontecer, foi preciso contar com o fator sorte.
E quem merece a sorte?
E quem não a merece? E por que?
Mas, só sorte adianta?
Claro que a sorte só funciona para quem tem preparo. Sorte significa uma boa oportunidade , para quem esta preparado.
Mas também, pode ter todo o  preparo do mundo, sem sorte, de nada vai adiantar.

E as coisas ruíns que nos acontecem?
Merecemos?
Será que câncer só vem para pessoas pessimistas? Rancorosas?
Você acredita nisso? Pensa assim?

Aí você vai para um outro extremo da questão, de que tudo acontece por acaso, aleatório.
Tudo bem. Pode ser um caminho.
Mas te conforta pensar assim?

Eu preferia pensar assim. Que as coisas, boas e ruíns , aconteciam de forma aleatória, que o fator sorte era " distribuído" sem nenhum critério.

Hoje em dia, eu não penso mais desta maneira.
Acho que a sorte é o que acontece quando  a gente não desperdiça a oportunidade.
E isto é merecimento. Não é aleatório.
Achou fácil o sucesso alheio? Tenta fazer igual para ver o que acontece....
Não desistir nas dificuldades também é merecimento. Esforço, dedicação pessoal, tudo isto está por tras da sorte.

E os infortúnios da vida? São merecimento?
Acho que merecimento não é a palavra mais apropriada nestes casos.
Mas acho sim, que tudo faz parte de um plano maior. Tudo que acontece não vem por acaso. Precisava acontecer exatamente do jeito que aconteceu.

Pensar assim me traz conforto. Se não a gente perde muito tempo pensando em quem colocar a culpa.
Perde tempo sentindo raiva.
Dispersa energia, e eu prefiro usar toda energia para viver a minha vida da melhor forma. Para aproveitar tudo intensamente, até mesmo os momentos ruíns.
Eles não podem ser paralizantes, tem que servir para nos impulsionar ainda mais.


A pergunta a ser feita não é por que com você, e sim, por que não com você?
O que você pode aprender com o que te aconteceu ?
O que esta experiência te acrescentou ?

É com isto que você deve se preocupar.
E seguir em frente.
Sempre em frente.

2 comentários:

  1. Ló, Acho que no fundo 'merecemos' tudo que nos acontece seja bom ou ruim.
    minha mãe sempre foi a pessoa mais alegre e otimista que conheci, e ainda assim o cancer a consome. Mas de certa forma aconteceu desta forma porque ELA permitiu, só procurou auxilio médico quando o sei e os linfonodos já estavam TODOS tomados, há mais de 5 anos não ia ao G.O e NUNCA fez o auto exame...
    Tive Sorte em trabalhar em um lugar que amo? Não mereci isto? Sim, sempre corri atras, me mantive atualizada, e não deixei as oportunidades passarem.
    Na verdade tudo que acontece em nossa vida é reflexo de quem somo, nossas escolhas e como reagimos as situações.
    Somo os UNICOS responsáveis por nossa vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificl puxar a responsabilidade pra gente, ne?
      Mas é nossa vida, nossa responsabilidade.
      Como reagimos as situações é a chave de tudo.
      De tudo.Uns precisam de menos esforço, outros de mais, mas sempre a gente ta no comando.

      PS: na mama isso é mais comum que a gente pensa, viu? Muita mulher por negaçao, nao sei, so vai no ultimo momento ao medico.

      Beijos

      Excluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos