terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tempo da Gravidez: Meses ou semanas?


Daqui

Já começam desde aí as confusões.
Médicos e pacientes falando linguas diferentes....
Mas, podemos nos entender, quer ver?

Primeiro que isso de contar em semanas não foi inventado para que a gente monopolizasse o tempo.
Não mesmo. De fato faz muito sentido contar por semanas, afinal toda semana tem sete dias, já os meses; podem ter de 28 ou 29-30-31 dias.

Então, vamos lá:
  • Bom, primeiro a gente pergunta o dia da última menstruação ( entenda, o dia que ela chegou, o primeiro dia ) e começa a contar a partir daí. Mesmo que você fale que só teve relação sexual dia tal, a gente precisa de uma data mais objetiva, caso contrário, como faríamos com aquela que teve relação todos os dias?
  •  A maioria das mulheres, com ciclos de 28 dias, têm seu período fértil 14 dias depois desta data, sendo este o momento mais provável para ocorrência da concepção. Então , a gente calcula o maior periodo possível da gravidez, para evitar erros. Ou seja se menstruou, não estava grávida. Isso funciona para a maioria de nós; outras se perdem na data, ou apresentam um sangramento discreto no inicio da gestação, nestes casos fica difícil mesmo calcular com a menstruação. Tem que aguardar o ultrassom.
  • Aí quando a gestante faz a primeira ultrassonografia, a gente compara. Dica : melhor quando  este é feito antes de 12 semanas. Fica mais segura a nossa datação. Como ele é muito preciso, é mais provável que ele seja o usado para datar sua gravidez, no lugar da DUM ( data da ultima mesntruação), e ele geralmente dá um péríodo menor de gestação do que o calculado pela menstruação.
  • As semanas serão sempre atualizadas pelo PRIMEIRO ultrassom. É este que vale, os outros exames servem para ver formação, tamanho do bebe, quantidade de líquido amniótico, etc.
  • Vale lembrar que um mês dura quatro semanas , e o nono mes tambem , por isso ele só acaba após quatro semanas. 
  • A gestação dura, EM MEDIA 280 dias ou 40 semanas ou 10 meses lunares.
  • Gestação de termo; vai de 37 a 42 semanas. A data provável  do parto, DPP, a gente calcula para coincidir com estas 40 semanas, mas pode nascer 3 semanas antes, e 2 depois e está tudo normal ( 37 a 42 semanas).
  • Quando a gravidez alcança o marco de 40 semanas e  ainda não houve o parto, tem que ser monitorizada e acompanhada a cada dois dias. Alcançando 42 semanas, precisa internar para induzir, em alguns locais, já induz com 41 semanas.
  • Por que esperar, e não induzir logo com 39 ou 40 semanas? Porque o trabalho iniciado espontaneamente é muito melhor!!!Vale a pena tentar.
  • Geralmente as cesáreas indicadas previamente, sem entrar em trabalho de parto são feitas com 39 semanas, pois esta data oferece uma segurança maior quanto a prematuridade. E, claro que este blog defende que só seja feito parto cesarea com INDICAÇÃO. Ou seja, quase nunca com hora marcada!
  • Só ultrapassam 40 semanas, as gestações de baixo risco, aquelas em que mãe e bebê estão bem, sem nenhum problema detectado no pré-natal. Sendo detectado algum problema, pode internar com 40 semanas para indução, esta não funcionando é feita a cesárea.  Aquela gestação sem nenhum problema, pode esperar 41 ou 42 semanas para iniciar a indução.

Espero ter esclarecido e ajudado.
Aguardem outro post, explicando um pouco sobre indução do parto.
:)))

Quero dizer que este post me fez olhar a nova regra ortográfica para escrever ultrassom.
Olhei aqui
Quero dizer também, que é impossivel colocar tudo isso na minha cabeça agora, portanto sejam gentis comigo e perdoem qualquer erro equívoco!

9 comentários:

  1. já espalhei o link no meu facebook e para algumas amigas gestantes! :)
    Muito bom seu post!
    bjinho.

    ResponderExcluir
  2. OI ADOREI O BLOG E TO SEGUINDO. TENHO O GABRIEL QUE TÁ COM 4 MESES. PASSA LÁ NO NOSSO CANTINHO E SE GOSTAR NOS SEGUE TBM... BJUS
    AH E A PROPÓSITO QUANDO ESTAVA GRÁVIDA CONTAVA POR SEMANAS TBM, ERA MAIS FÁCIL.

    ResponderExcluir
  3. Eli, obrigada!
    Natalia,bem vinda e vou agora no seu cantinho.
    Venha sempre.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Vou te mandar um email pra tirar uma duvida, pode ser?

    Grande abraco!
    Bina

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena,
    muito legal a sua explicação.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Chris e te farei uma visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Compartilhei! Poderia evitar muito nascimento prematuro de cesárea eletiva se todas tivessem essas informações!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Oi queria tirar uma duvida minha namorada esta gravida e na iltra consto q ela esta de 2 meses . Esses 14 ou 28 dias consta junto desses 2 meses pq n ocomeco de junho a gente se separou e ela teve relacao com outro rapaz pelosmes calculos se fosse pra ela ta gravida dele teria q ta de 1 mes e meio estou correto .....

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos