quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Uma Relação Delicada : Enteado x Madrasta

A vida sempre me conduziu em ondas calmas.
Nunca tive grandes decepções, mas também nunca tinha experimentado grandes paixões; antes do meu marido.
Sempre tive uma condição financeira confortável, saúde e uma família estável.
Nunca vivenciei uma grande perda. Perdi minha avó, mas ela tinha 100 anos.  Sendo assim, foi mais fácil entender.
Perdi um tio, ano passado. Senti muito, principalmente por meu pai perder um irmão.
E a vida se seguia previsível, tranquila e  " quase " feliz.

Mas, o meu grande teste estava guardado.
E não tardou a chegar.
O que para alguns pode ser um fardo, eu percebo, expressões " piedosas" quando eu falo no assunto. Pra mim, é uma grande oportunidade de crescer.
De aprender a amar, e a me superar.
De saber quando calar.
De aprimorar minha paciência.
De amar sem esperar nada em troca.
De viver um dia por vez.

Um pouco de tudo isto, e mais um pouco de qualquer outra coisa, é ser madrasta.

É perdoar. É entender e se colocar no lugar do outro.
É abdicar da razão.

Não é nada fácil.
Em contrapartida, é muito bom.

Aí eu penso: logo comigo?
Sim, porque não comigo?
Ou melhor, tinha que ser comigo.
Nada mais justo .
Eu que sempre estive no poder de conduzir minha vida.
Que sempre agi como uma típica virginiana, fui pega desprevenida, no maior de todos os imprevistos!
Tive que aprender a rebolar com minhas emoções.
A me controlar e a me deixar livre pra permitir que o coração comandasse e prevalecesse sempre .
Tudo ao mesmo tempo.
Tudo de sopetão. Sem chance de ensaio. Sem rascunho.

E nas minhas carências, nos meus medos, nos momentos que quero solidão: Eles estão lá.
Eles são a prioridade.
Posso afirmar que sou outra depois deles. E que não foi fácil tirar o foco de mim, mesmo que 2 vezes por semana.

A relação é desigual e delicada.
A troca e o amor não é o mesmo.

A balança pesa mais para um dos lados.
Aí eu pergunto, quando com amor a balança é equilibrada?
Nunca. Ela pode mudar de  lado no decorrer da vida, mas ficar em equilíbrio; é muito raro. Em escassas situações.
E , eu sigo assim, dando meu máximo.
E em troca, nos momentos de descuido, recebo amor e alguma atenção.
E me dou por satisfeita. Preciso agir assim. Por mim, por eles, pelo meu marido e pela minha família.



E,  não é que, quando eu menos esperava, recebi um chamego irresistível!




Recebi este bilhete, sábado: dia 28 de janeiro.
Exatamente no dia que fiz um ano de casada.

Obrigada Caroline!

10 comentários:

  1. Lorena, acho o excercicio de amar o filho do outro de uma grandeza e oportunidade de crescimento incríveis. è uma relação inumeras vezes complexa, entretanto em um lindo bilhete como este percebemos que pode ser uma realação VERDADEIRA, e intensa, desde que principalmente os adultos envolvidos se disponham a isto.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que é tao dificil!
    depende beeem mais de mim.
    E do marido. Ele é fundamental.
    Mas, vamos em frente.
    ta indo bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!! Parabéns ao quadrado: pelo aniversário de casamento e também pela sua atitude de sempre.
    Admiro sua postura diante de toda essa situação que é delicada com todas as famílias que vivem esse "processo". Sem dúvida tudo isso te faz uma pessoa melhor e quando chegar o seu momento de ser mãe, vc sem dúvida entenderá muitos porquês que às vezes não querem calar dentro de ti. e Que serás uma mãe melhor ainda com toda essas experiências.
    super beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Lo! O bilhete e seu post! Não deve ser fácil mesmo... aqui passamos o contrário, meu marido que é o padrasto.

    Bjos querida!

    ResponderExcluir
  5. Sis, que dá amor tende a receber amor, nem que precise de tempo para amadurecimento, entendimento, libertações etc. E eu vejo que vc ama essas crianças. Vc ama, cuida,se diverte, se chateia, se preocupa, se envolve (td = a ser mãe). Muito legal! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Lorena, que texto fofo... Amei!!! Grande mulher você, parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo,Ló! O amor tem um poder enorme, não é mesmo? Parabens pela paciência e maturidade com que está lidando com esta relação super delicada. Bjs

    ResponderExcluir
  8. É isso meninas. Desigual, dificil.....porem faz bem.
    Quem falou que ser feliz é facil?
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Que invejinha!!!! rsrsrs

    Meu relacionamento com a filha dele é um caos! rsrsrs
    Uma testando os limites da outra diariamente!

    Sei que depende muuuuuuuuuuuito mais de mim, e que as vezes termino sendo bem pior que ela (mais infantil) por entrar na onda e me deixar abalar.... Talvez seja o fato de nunca ter convivido com uma situação semelhante - ou até mesmo com crianças... ou sei lá... ciúmes mesmo. Nem eu entendo...

    É desgastante... E ao meu ver, o pai se preocupa mais em ser recreador do que pai - educar, colocar limites... Sei que ''não devo me meter na educação e etc'', mas à partir do momento em que eu convivo com uma situação no MEU ESPAÇO, put* merd* né?! Gosto de horários, de rotinas estabelecidas, do mínimo de regras para convívio.
    Me tranquiliza mais ao saber que é de ''sensoo comum'' a opinião que outros de fora tem da menina: ''difícil, mimada, birrenta, mal criada'' - me mostra que eu não sou tão louca assim...rs

    Mas confesso que gostaria de ter mais jogo-de-cintura.
    Eu sofreria menos, e meu relacionamento não se abalaria tanto por coisas bobas ( e por incrível que pareça - DIÁRIAS).

    E para piorar (porque SEMPRE PODE PIORAR), a mãe da menina também é uma criaturinha difícil...

    É gente, nada é perfeito, e acredito no tempo certo das coisas... Nada como um dia após o outro... Quem sabe um dia as coisas mudem e eu poste aqui um bilhetinho que eu tenha ganhado taambém?! :)
    hehehehe

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me vi muito no seu texto, apesar de nos darmos super bem .. é briga e implicancia o dia todo, mas temos nossos momentos de carinho eu com ele, nós nos resolvemos bem dessa forma.
      Mas meu noivo é dificil, tenho que chamar a atenção dele sempre, porque ele só quer brincar, mimar e liberar tudo, e eu fico como a chata que poe hora pra comer, tomar banho e dormir .. mas ele me obedece, meu noivo me da liberdade para tudo isso e assim seguimos.

      Complicado, mas não impossivel ... cheio de amor e brigas, uma hora tudo se ajeita, principalmente com a maturidade de ambos.

      Excluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos