terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Boa Mãe que Não Amamenta

Outro dia, uma reportagem na revista Pais e Filhos gerou o maior rebuliço.
Tudo porque, na tal reportagem , um pediatra teve o atrevimento de afirmar que uma mãe pode não amamentar e ter um bebê saudável.
E que esta mãe não deve ser consumida pela culpa por isso.
Também fala que é difícil para uma mãe que trabalha amamentar até os dois anos, ou mais.

Simples assim. Pronto. O desastre estava feito. Pedras para todo lado.
Devo confessar, que fiquei um pouco indignada. Não entendi porque tanta crítica.
Aonde está a " inverdade " aí? Aonde ele mentiu?

De verdade, ele não faltou com a verdade em momento nenhum.
Não concordei com tudo que ele falou, talvez não colocasse daquele jeito.....mas não entendi porque incomodou tanto.


Vamos aos fatos levantados :

Claro que toda mulher tem o potencial de amamentar. Claro que algumas desistem e não tentam até o seu " limite" . Claro tambem que algumas nao conseguem, mesmo apos tentarem firmemente.
E eu fico triste e insatisfeita assistindo a tudo isso. Me sinto até um pouco incapaz.
Mas, como profissional de saúde eu tenho que agregar, acolher,  e respeitar ao próximo acima de qualquer coisa.
 Quem somos nós pra estabelecer um limite? Ou para determinar até quando alguém deve tentar?

E além do mais, qual é mesmo o limite certo? É o  seu, o meu ou o dela?
E quem determina isso?
Eu? Você?
Não. Cada um determina o seu próprio limite.

Sei também que a funçao dos profissionais é a de encorajar, impulsionar ao máximo, ajudar, permitir. Não atrapalhar, algumas vezes....Mas nunca amedrontar!
 Nunca!!!

Também sei que ainda existe um monte de equivoco por parte destes mesmos profissionais.
Sei que tem maternidade que separa recem- nascido da mãe, que orienta amamentar de 4-4 horas, com 20 minutos em cada mama . Não orienta a livre demanda.
Tem pediatra que fica restrito a critérios antigos e logo estimula desmame...
Sei de tudo isso, mas tudo isto é outra questão.

Aquele texto, patrocinado ou não pela nestle,  só dizia que a mãe podia não amamentar e ter um bebe saudável. E não percisava sentir culpa.
Ok.

Ah, ele também reconhecia que amamentar é difícil.
E apesar de eu não gostar desta afirmação, prefiro colocar como fisiológico, ao invés de focar na dificuldade, o que eu ouço das mães é que É DIFICIL mesmo.


 Eu também, assim como a maioria das pessoas,  odeio quando alguém me diz que algo é difícil.
Ou que eu não vou conseguir.
Mas acho reconfortante saber que tem alguém olhando pra mim. E não me tratando como uma super mulher. Ou como mais uma.
E aquele texto foi feito para atingir quem não conseguiu. Pronto.
Foi feito para elas. É um texto com um olhar retrospectivo, afinal nem todo mundo é Claudia Leitte, que ganha um berço no local do trabalho ( ela postou num instagram um berço que a produçao da globo fez para seu filho recem nascido usar durante a sgravaçoes do the voice! )
E, infelizmente, nem todas as  mulheres tem licença maternidade de seis meses no nosso país, para amamentação exclusiva, por exemplo.


Dito isso, quero dizer que uma das das principais regras que aprendi na medicina, foi a de valorizar e acreditar na subjetividade.
O meu limite da dor pode ser maior que o seu.
É subjetivo.
Isso é humanização. Ou não???

O meu casamento, meu trabalho, minha estrutura...Tudo pode ser diferente.
Aliás o meu corpo é diferente do seu. E não é porque eu estou disposta a passar por isso, que você  precisa estar.
E, independente, de qualquer coisa, a gente precisa se respeitar.
Espera aí, se eu não pensar assim, eu não corro o risco de virar o médico " Deus" , que tudo sabe, tudo aponta e a todos julga?

Outro exemplo: você pode tolerar um parto domiciliar sem analgesia. Eu posso querer um parto hospitalar com analgesia. E aí? Como faço agora? Respeito sua necessidade de analgesia?
Ou não. Acho que é besteira. Analgesia, pra quê, não é mesmo?

Claro que eu estou exagerando.
Esta é a graça do texto, mas tenho medo mesmo de donos da verdade. Agora sem exagero nenhum.

 Se for médico então, eu corro!
Mas não é também porque é leigo, que pode sair por aí falando, e julgando, tudo e todos não!

Sera que nós profissionais de saúde, para sermos bons devemos omitir a informaçao de que , simplesmente é possível não amamentar e ter um bebê saudável?
Aonde está o  ' desserviço " de se falar isso?
Por que a verdade incomoda?
Você acha mesmo que aquela mulher que não teve filho, não vai amamentar após ler aquela reportagem?
Ou depois do meu post?
Jura que você pensa assim?

M-E-D-O de você.
E dela, se não amamentar por isto.

Para mim, divulgar meia verdade me lembra ditadura.
Me lembra censura.
Me remete a um sentimento de superioridade. E de imaturidade.
Ó,  eu escolho o que vou te falar e você fica do meu lado tá?

Porque para mim, não importa a idéia defendida, tratou o leitor como burro, não contou a historia inteira, é ditadura! É mentira. É omissão.
É meia verdade.

Eu acredito em parto normal.
Em parto domiciliar.
Sou contra, com todas as minhas forças, a cesarea agendada.
Sou a favor de amamentar desde o nascimento.
Até quando a mãe quiser. Luto por pelo menos, seis meses.
Conseguiu até dois anos , ou mais.  Maravilha.

Marido se adaptou. Seu emprego também foi adaptável, fantástico.
Vá em frente!

Mas, se for diferente, pode aparecer por aqui.
Que aqui não tem culpa não.
Nem julgamento.

Este texto foi feito mais pelo meu lado de médica que pelo meu lado mulher leoa. Meu lado mulher leoa não me permite pensar em engravidar e não amamentar. Simplesmente não permito isso. Eu vou amamentar com a mesma certeza que me chamo Lorena. Vou porque eu quero, e vou esticar meu limite ao máximo!!!
Vou porque eu acredito.
Mas mesmo meu lado mais leoa respeita voce, suas escolhas e sua historia. Mesmo no meu momento mais leoa, eu te falo a verdade.

No meu momento medica, sou uma que trabalha em hospital e atende mulheres de todo tipo, e não só aquelas que pensam como eu, e por isso me procuram num consultorio. Ou seja, eu não atendo só " semelhantes" . De forma que eu aprendi a lidar com a diversidade, ali eu tenho que ser medica pra todas. Então hoje este texto foi para voce que não conseguiu. Que deu o seu limite. Posso ate te dizer,  " tente mais no próximo, mas por agora, vai dar tudo certo!!!! "


Este post não foi patrocinado pela Nestle.
A reportagem citada você pode ler aqui

28 comentários:

  1. Eu acreditei tanto na amamentação no parto de Carolina que sequer tinha leite ou mamadeira em casa. Contudo, as coisas não saíram conforme meu sonho e ela teve um ganho de peso insuficiente, o que fez com que o Pediatra prescrevesse leite artificial no segundo mês de vida para complementar. Comigo aconteceu. Sou menos mãe por isso? CLARO que não!
    Os benefícios do LM são inquestionáveis. Mas uma mãe que não amamentou pode sim ter um filho super saudável! Claro que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Vamos defender LM.
      Vamos estimular, acreditar, investir.
      Mas, nao deu... Ok tambem.
      Vai ser saudavel tb. Sem culpa.
      O que nao pode é querer impedir alguem de escrever que isto é possivel!
      É querer omitir isto e torturar estas mulheres.
      Sim, eu quero, como vc quis.
      E se nao ser.... Paciencia!!!
      Bjo

      Excluir
  2. Lorena,
    Eu também tinha a maior certeza desse mundo que amamentaria. Também não tinha mamadeira ou leite artificial em casa e na primeira noite Erik chorou a madrugada inteira. Chorou de fome porque eu não tinha leite. Chorou por horas e horas sem eu nem saber o porquê. E eu chorei junto. E chorei mais quando ao ligar para a maternidade me disseram que se meu peito estivesse leve (estava) eu estava sem leite. Meu marido foi obrigado a sair as 4 da manhã para ir ao hospital onde eles gentilmente cederam o leite na mamadeira descartável.
    A partir daí, e por 3 longas semanas (eu não tinha nenhuma ajuda para cuidar dele e tive sérios problemas com a cicatriz da minha episiotomia) eu me dividi em três para dar o peito, tentar tirar o leite com a bombinha para tentar produzir mais, e fazer mamadeiras com fórmulas. Desisti. Poderia ter tentado mais? Talvez, mas cheguei no MEU limite. Chorei tudo o que tinha para chorar num único dia e segui em frente.
    E ai de quem me achar menos mãe por isso.
    Um beijo e parabéns pela discussão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorena, gostei muito do seu texto,e eu como as leitoras acima também achei que iria amamentar por um bom tempo,preparei o bico do meu seio, me preparei para amamentar por um bom tempo. mas o que aconteceu não tive leite a minha bebe perdeu peso e eu não sabia porque ela não chorava, a pediatra disse que ela cansava de tanto sugar não saia o suficiente ela dormia de canseira que dó..ai a pediatra disse que infelizmente eu nao tiha leite, mas como eu queria muito amamentar a pediatra me ensinou a tecnica do mama tutti por alguns dias deu certo mas depois a minha bebe ficava com a boca mas pro caninho do que no meu peito rsrs, ai tive que dar a mamadeira a minha medica disse Jacque pelo amor de Deus não deu não deu, vc vai ficar sofrendo vc tem que estar bem para cuidar dela, entao desisti. O problema é que a sociedade fala tanto que temos que amamentar que nos sentimos culpada de nao conseguirmos,realmente temos que amamentar mas se nao deu, nao deu paciência, ninguem é menos por isso.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Lo,
    Quando HL nasceu eu não tinha nem chuca em casa, quanto mais formula... mas com menos de um mês meu leite simplesmente ACABOU. tentei a relactação, tomei TUDO que me indicaram, sondinha, blablabla, mas QUATRO DIAS sem que o menino comesse e menos 480GR no meu pequeno, foram o MEU LIMITE. corri para a mamadeira e o leite artificial.
    Já na Nine tive o Prazer de amementar até os 5 meses.
    Não carrego culpa alguma, sei que atingi o meu limite.
    Apoio sempre a diversidade seja ela qual for

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clap-clap Rob
      Certissima.
      Toda diversidade é valida e precisa ser respeitada.
      Beijooo
      Nada de culpa!!!

      Excluir
  5. Encontrei esse artigo justamente porque estou muito triste por não estar conseguindo amamentar, e tudo que eu encontrava na internet eram afirmações de que se você realmente quiser, consegue. Por isso pesquisei textos que me consolassem, de mães que não conseguiram amamentar assim como eu não estou conseguindo. Afinal, poxa vida, não é porque eu não quero!
    Meu bebê está com 1 mês e 13 dias.. mamou no peito até uns 15 dias, mas meu peito estava muito muito machucado, chegou a sair pedaços, por isso quando ele estava com 10 dias, tive que dar Nan 3 dias até cicatrizar, mas aí quando tentei dar o peito, ele mamou 1 hora e meia, e ainda ficou chorando muito, então dei mamadeira, ele mamou 90 ml. Então, percebi que, além de estar machucada, eu não tinha leite suficiente, e por isso ele chorava tanto. Na consulta com a pediatra, ele q havia nascido com 3,730 kg, estava com 3,210 kg aos 10 dias de vida. Contei para a pediatra, ela disse para ir tentando dar o peito e complementando com Nan, se não tivesse leite, paciência, desse apenas o Nan. Ela na verdade me reconfortou muito, pois salientou que não adiantaria ficar dando só o peito, e ele perdendo peso, o importante é a saúde dele. Ele ficou só na mamadeira desde os 15 dias mais ou menos, eu já estava conformada.
    Mas aí fui na minha revisão de parto, e o G.O. ficou abismado porque não estou amamentando, como se a culpa fosse minha, então receitou Plasil para o leite voltar, e disse para voltar a dar o peito. Estou tomando o remedio desde ontem, hoje tentei colocar meu bb no peito, mas ele não quis mamar! Estou muito triste, me sentindo novamente incapaz, parece q não fiz as escolhas certas, mas quando lembro das dores insuportáveis q me fizeram dar o Nan até cicatrizar, sei que não poderia suportar mais. E o fato de ele ter perdido peso enquanto mamou só no peito, me fazem pensar q eu realmente tinha q dar o Nan, porém ainda assim me bate uma angustia, sentimento de culpa enorme. Desculpem pelo desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tenha este sentimento nao Isabela!
      Tenho certeza que vc fez seu melhor, e é assim que tem que ser. Nao deu, nao deu. Pronto.
      Com certeza seu filho sera super amado e crescerasaudavel tb.
      beijo

      Excluir
    2. Obrigada Lorena, de coração, é isso que me consola, pensar que fiz tudo que pude.

      Excluir
    3. Super te entendo! A sensação de culpa é enorme e vem por todos os julgamentos que a sociedade impõe... Sou mãe a 14 dias, tenho muito leite, mas estou sofrendo muito para amamentar, muita dor. Não tenho prazer neste momento. Ai o pensamento devo parar?! Bem não sei ainda... mas a cobrança e a culpa pesam muito na decisão e no nosso estado emocional. Parabéns por ter conseguido, e pensado na saúde do seu filho em primeiro lugar! Eu vou continuar pensando e tentando decidir o que faço...

      Excluir
    4. Super te entendo! A sensação de culpa é enorme e vem por todos os julgamentos que a sociedade impõe... Sou mãe a 14 dias, tenho muito leite, mas estou sofrendo muito para amamentar, muita dor. Não tenho prazer neste momento. Ai o pensamento devo parar?! Bem não sei ainda... mas a cobrança e a culpa pesam muito na decisão e no nosso estado emocional. Parabéns por ter conseguido, e pensado na saúde do seu filho em primeiro lugar! Eu vou continuar pensando e tentando decidir o que faço...

      Excluir
  6. Venho dividir a minha experiência. Eu quis amamentar e tenho muito leite. Meu bico não rachou, nunca senti dor, mas acho a sensação de amamentar horrível. Me sinto frustrada, menos mulher, o que me fazia chorar a cada mamada. Conversei com o pediatra e no terceiro mes de vida da minha bebê passei a dar formula. Foi outra vida! Hj tenho prazer em alimentar minha filha, canto para ela, faço carinho. Nossa relação melhorou 100%. Mas me sinto muito culpada e meu marido e minha sogra ficam dizendo que se ela ficar doente a culpa vai ser minha. Falam como se as crianças amamentadas nao ficassem doentes, o que é mentira!!! Teríamos muitos super heróis e hulks por aí se isso fosse verdade.

    ResponderExcluir
  7. Eu tive meu segundo filho ha 15 dias e meu pos parto na maternidade foi traumatico. Saí do hospital com uma dor cronica nas costas e a primeira semana não conseguia sequer amamentar meu filho sem chorar de dor. Era dor 24 horas por dia. Meu primeiro filho mamou no peito só ate os 3 meses, depois ja foi pro NAN, ADES, APTAMIL, NESTOGENO e por aí vai. Jamais teve qualquer problemas de saúde. Eu não gosto de amamentar, nao me sinto confortavel, não me adapto. Estou complementando a amamentação do meu filho com fórmula, não sou adepta à livre demanda, e 1 mamada da madrgada é meu marido quem dá. Seja somente formula ou leite materno que eu tirei + formula. Isso esta me ajudando demais. Minha medica me receitou equilid pois notou que estou iniciando uma depressão pos parto. tomei por 3 dias e parei. Equilid dá leite e não quero. Por opção mesmo. E assumo o risco, não sou menos mãe que ninguem. Contra a vontade da neonatologista, entrei sim com a formula na 2ª semana dele e dou seio+ formula. Minha mama esta secando e não farei força para a relactação. Não me sinto um monstro, sinto-me confortavel. Isso esta me fazendo mal, as pessoas nao podem pressionar umas as outras, para isso existe o livre arbitrio.

    ResponderExcluir
  8. Realmente. È muito fácil para as pesoas falarem, apontarem e até tentarem obrigar as outras a fazer coisas que não tem como serem feitas. Acham que todos têm a OBRIGAÇÃO de serem iguais e isso é um completo absurdo!
    Respeito as mulheres que gostam de amamentar, as que não conseguem por que secou o leite... e as que não se sentem confortáveis em amamentar. Cada uma é cada uma e acima de tudo temos que estar bem com nós mesmas. Ninguém é menos mãe por não amamentar e as pessoas não têm o direito de se meter!

    ResponderExcluir
  9. O post é meio antigo, mas acho que ainda vale dar meu tertemunho.

    Minha filha tem quase 4 anos e NUNCA foi amamentada (NUNCA no sentido JAMAIS minha filha colocou a boca no meu peito pra comer). Eu moro em um pais onde as mulheres são donas dos proprios corpos e escolhem o que fazer com eles. Assim sendo, mulheres que como eu, não querem amamentar não precisam faze-lo. E eu não precisei me justificar, não precisei tentar, não precisei fazer algo que não queria e sobretudo, não fui julgada (pelo menos não pelo corpo médico, ja na minha familia a historia foi diferente, infelizmente). Na maternidade, quando minha filha nasceu, o médico me perguntou se eu amamentaria, eu respondi que não, ele então me deu uma receita de um remédio que secaria meu leite (se eu não queria amamentar não tinha nenhuma razão plausivel para ficar com o peito duro de leite). Minha filha tomou leite de latinha desde a maternidade, continuou em casa e hoje é uma criança super saudavel. A primeira vez que ela ficou doente (uma virose que ela pegou na creche - leite materno nenhum teria protegido a minha pequena dessa virose) foi com quase um ano. Até então eu não sabia o que era febre, nunca tinha dado um remédio sequer a minha filha fora as vacinas obrigatorias, eu não sabia o que era bebê mole, choroso e doente. Até hoje, com quase 4 anos, a gente não sabe o que é uma otite, laringite ou qualquer outra "ite" que infesta as creches e escolas maternais aqui da Europa. Até hoje, a doença mais "grave" que minha filha ja teve foi uma catapora (que também não pode ser evitada com amamentação).

    Então sim, o tal moço não mentiu quando disse que uma criança que não é amamentada pode ser saudavel, uma mãe que não quer amamentar pode ser uma boa mãe. E eu ainda adiciono uma coisa : o mundo não vai parar de rodar porque mulheres resolveram que as decisões relativas aos seus corpos lhes pertence!

    ResponderExcluir
  10. O post é meio antigo, mas acho que ainda vale dar meu tertemunho.

    Minha filha tem quase 4 anos e NUNCA foi amamentada (NUNCA no sentido JAMAIS minha filha colocou a boca no meu peito pra comer). Eu moro em um pais onde as mulheres são donas dos proprios corpos e escolhem o que fazer com eles. Assim sendo, mulheres que como eu, não querem amamentar não precisam faze-lo. E eu não precisei me justificar, não precisei tentar, não precisei fazer algo que não queria e sobretudo, não fui julgada (pelo menos não pelo corpo médico, ja na minha familia a historia foi diferente, infelizmente). Na maternidade, quando minha filha nasceu, o médico me perguntou se eu amamentaria, eu respondi que não, ele então me deu uma receita de um remédio que secaria meu leite (se eu não queria amamentar não tinha nenhuma razão plausivel para ficar com o peito duro de leite). Minha filha tomou leite de latinha desde a maternidade, continuou em casa e hoje é uma criança super saudavel. A primeira vez que ela ficou doente (uma virose que ela pegou na creche - leite materno nenhum teria protegido a minha pequena dessa virose) foi com quase um ano. Até então eu não sabia o que era febre, nunca tinha dado um remédio sequer a minha filha fora as vacinas obrigatorias, eu não sabia o que era bebê mole, choroso e doente. Até hoje, com quase 4 anos, a gente não sabe o que é uma otite, laringite ou qualquer outra "ite" que infesta as creches e escolas maternais aqui da Europa. Até hoje, a doença mais "grave" que minha filha ja teve foi uma catapora (que também não pode ser evitada com amamentação).

    Então sim, o tal moço não mentiu quando disse que uma criança que não é amamentada pode ser saudavel, uma mãe que não quer amamentar pode ser uma boa mãe. E eu ainda adiciono uma coisa : o mundo não vai parar de rodar porque mulheres resolveram que as decisões relativas aos seus corpos lhes pertence!

    ResponderExcluir
  11. Não estou aguentando mais este sentimento de culpa, tenho uma linda filha de 4 meses e só consegui amamenta-la durante uns 29 dias mesmo assim com complemento, quando ela nasceu no hospital tivemos que dar leite para ela no copinho pois ela não pegava meu peito, chegamos em casa e meu leite só foi descer no 5° dia após o seu nascimento, fiz de tudo tomei remédio para aumentar a produção de leite fiz drenagem para retirar o excesso de leite, até que ela ficou chorando o dia inteiro pois meu leite não vinha, levei ela no hospital e o pediatra disse que ela estava com fome e me pediu para dar uma mamadeira para ela até meu leite descer, então eu fiz. quando meu leite desceu ela ficou mais de 4 horas no meu peito e só saia pouquinho e ela chorava, minha mãe e minha sogra insistiam que eu parasse de dar o peito pois a menina estava com fome, mas eu insistia em dar o peito e foi assim até que por fim a minha pequena chorava e balançava a cabeça de nervosa na frente do meu peito, hoje eu estou aqui com um grande sentimento de culpa que esta me consumindo a cada dia, não posso ver uma mulher amamentando que quando chego em casa choro e me sinto a pior das mulheres, eu não aguento isso mais, não tenho vontade de sai pois sei que terei que dar mamadeira para ela e não o peito, sinto muita vergonha e isso está cada dia pior, por favor alguém me ajude. Tentei relactação quando ela tinha 1 mês e pouquinho mas não deu certo e não tive ajuda da minha família disseram que ela ia sofrer, agora ela completou 5 meses e volto daqui uns dia a trabalhar e continuo com esse sentimento de culpa, estou tomado remédio para me acalmar. Não sei mais o que fazer ela esta super saudável, já come papinha e frutas, quem está doente sou eu.

    ResponderExcluir
  12. Não estou aguentando mais este sentimento de culpa, tenho uma linda filha de 4 meses e só consegui amamenta-la durante uns 29 dias mesmo assim com complemento, quando ela nasceu no hospital tivemos que dar leite para ela no copinho pois ela não pegava meu peito, chegamos em casa e meu leite só foi descer no 5° dia após o seu nascimento, fiz de tudo tomei remédio para aumentar a produção de leite fiz drenagem para retirar o excesso de leite, até que ela ficou chorando o dia inteiro pois meu leite não vinha, levei ela no hospital e o pediatra disse que ela estava com fome e me pediu para dar uma mamadeira para ela até meu leite descer, então eu fiz. quando meu leite desceu ela ficou mais de 4 horas no meu peito e só saia pouquinho e ela chorava, minha mãe e minha sogra insistiam que eu parasse de dar o peito pois a menina estava com fome, mas eu insistia em dar o peito e foi assim até que por fim a minha pequena chorava e balançava a cabeça de nervosa na frente do meu peito, hoje eu estou aqui com um grande sentimento de culpa que esta me consumindo a cada dia, não posso ver uma mulher amamentando que quando chego em casa choro e me sinto a pior das mulheres, eu não aguento isso mais, não tenho vontade de sai pois sei que terei que dar mamadeira para ela e não o peito, sinto muita vergonha e isso está cada dia pior, por favor alguém me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta minha querida, eu tb passei por isso. Amamentei somente até o 3º mês, e meu sonho era amamentar minha pequena. Mas não deu, eu ñ produzi leite suficiente, tomei de tudo, fiz mil coisas e não deu... Tb choro algumas vezes... minha bebês está com 6 meses e é super saudável! Então penso que oq importa é isso... ela ter saúde! Me corta o coração qdo relembro as cenas de qdo ela tinha fome.... ai choro mais ainda dq choro qdo vem a pressão por não amamentar. Então fica em paz, vc com ceretza fez a melhor escolha por ela e para ela...

      Excluir
  13. Meu bebe nasceu de trinta e cinco semanas, um tiquinho de gente, com 2,170, e ainda perdeu peso chegando a 2, 025.( sei que existem casos mais sérios e crianças menores que isso).Ele ficou 9 dias na uti neonatal e nesse período, me dediquei pra caramba para que a amamentação desse certo, banco de leite, muita água e me alimentava o melhor que podia( pq na correria de uti, minha nossa...).Ele se alimentou primeiramente com o leite artificial, pq ele estava na uti....Ai quando fui tentar amamamenta-lo ele só dormia!!!depois de uns dois dias passei bem mal a noite...dizem que o leite desceu...meu peito triplicou de tamanho e ficou duro, com uma dor quase insuportável...chegando no hospital bem cedinho....as enfermeiras fizeram uma super massagem, e na hora do banco de leite , consegui tirar 45 ml...huuhulll...( nos outros dias tinha saído uns 5 ou 10 ml das duas mamas).e a jornada continuou, ele fez a pega, meu bico do seio ficou em carne viva, mas foi o dia que ele mais mamou...50 minutos!Depois desse dia, passei a tirar cada dia menos leite, e por mais que ele ficasse um tempo bom no seio, sempre aceitava a mamadeira com complemento.No nono dia, havia tirado apenas 15 ml dos dois seios, e ele já mamava três vezes mais que isso....os médicos me orientaram a só amamamenta-lo....mas eu fiquei com mto medo de ele não ganhar peso, pois eu vi que no banco de leite , e mesmo com ele sugando tudo o que podia, eu não estava produzindo o suficiente nem para um mamada sequer....Chegando em casa...primeiro o seio, ele começava a sugar, mais parava e dormiiia....ai ,eu ia lá e tuff...mamadeira nele....e ele mamava mto devagarzinho, mais pelo menos eu sabia o quanto....Os dias se passaram....cada vez mais espertinho, mamando mais a mamadeira , e o seio...de vez em quando, por uns 10 minutos e só...e as vezes ficava até nervoso largava o peito e chupava a mão...com se não tivesse o que mamar mesmo....O pediatra dele não fez pressão nenhuma quanto ao ritmo das mamadas no peito, mas precisei passar em um cardio pediatra com ele( devido a prematuridade)e este sim, deu um esculacho bem dado, dando a entender que eu não estava amamentando pq não estimulei o suficiente e estava procurando o caminho mais fácil.Sai de lá muito triste e assim fiquei por vários dias.tentando faze-lo mamar a todo custo por uns dias, tomando plasil e 4 litros de água, lendo tudo quanto é artigo e etc....mas meu pequeno estava perdendo toda a rotina, ficando irritado a toda vez que eu forçava...me deu um estalo e eu parei de forçar...ele parou de pegar aos pouquinhos e como eu estava ficando muito angustiada na hora de dar o peito e ver que ele não pegava, parei de oferecer...mas mesmo assim ainda me pergunto, será que eu teria conseguido??seráa que fiz o melhor???nunca tive essas obsessão por amamentar, mas nunca imaginei que tudo isso geraria tanta culpa...lendo os depoimentos, me senti bem melhor.Apesar de ter lido muitas vezes que todas as mulheres podem amamentar com sucesso, já ouvi dizer de muits que não conseguiram....mesmo querendo...Tudo isso me deixa em parafusos e estou com medo de levar um novo esculacho médico!!!O que me conforta é que ele é lindo demais, se desenvolve com rapidez e ganha peso que é uma beleza!ele tem 2 meses e já dobrou o peso que nasceu!!!Nosso vínculo é precioso, apesar da amamentaçao mal sucedida.Se alguém puder comentar, me dar uma opinião, meu psicológico agradece!bjos e boa sorte a todas as mamães!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu bebe nasceu de trinta e cinco semanas, um tiquinho de gente, com 2,170, e ainda perdeu peso chegando a 2, 025.( sei que existem casos mais sérios e crianças menores que isso).Ele ficou 9 dias na uti neonatal e nesse período, me dediquei pra caramba para que a amamentação desse certo, banco de leite, muita água e me alimentava o melhor que podia( pq na correria de uti, minha nossa...).Ele se alimentou primeiramente com o leite artificial, pq ele estava na uti....Ai quando fui tentar amamamenta-lo ele só dormia!!!depois de uns dois dias passei bem mal a noite...dizem que o leite desceu...meu peito triplicou de tamanho e ficou duro, com uma dor quase insuportável...chegando no hospital bem cedinho....as enfermeiras fizeram uma super massagem, e na hora do banco de leite , consegui tirar 45 ml...huuhulll...( nos outros dias tinha saído uns 5 ou 10 ml das duas mamas).e a jornada continuou, ele fez a pega, meu bico do seio ficou em carne viva, mas foi o dia que ele mais mamou...50 minutos!Depois desse dia, passei a tirar cada dia menos leite, e por mais que ele ficasse um tempo bom no seio, sempre aceitava a mamadeira com complemento.No nono dia, havia tirado apenas 15 ml dos dois seios, e ele já mamava três vezes mais que isso....os médicos me orientaram a só amamamenta-lo....mas eu fiquei com mto medo de ele não ganhar peso, pois eu vi que no banco de leite , e mesmo com ele sugando tudo o que podia, eu não estava produzindo o suficiente nem para um mamada sequer....Chegando em casa...primeiro o seio, ele começava a sugar, mais parava e dormiiia....ai ,eu ia lá e tuff...mamadeira nele....e ele mamava mto devagarzinho, mais pelo menos eu sabia o quanto....Os dias se passaram....cada vez mais espertinho, mamando mais a mamadeira , e o seio...de vez em quando, por uns 10 minutos e só...e as vezes ficava até nervoso largava o peito e chupava a mão...com se não tivesse o que mamar mesmo....O pediatra dele não fez pressão nenhuma quanto ao ritmo das mamadas no peito, mas precisei passar em um cardio pediatra com ele( devido a prematuridade)e este sim, deu um esculacho bem dado, dando a entender que eu não estava amamentando pq não estimulei o suficiente e estava procurando o caminho mais fácil.Sai de lá muito triste e assim fiquei por vários dias.tentando faze-lo mamar a todo custo por uns dias, tomando plasil e 4 litros de água, lendo tudo quanto é artigo e etc....mas meu pequeno estava perdendo toda a rotina, ficando irritado a toda vez que eu forçava...me deu um estalo e eu parei de forçar...ele parou de pegar aos pouquinhos e como eu estava ficando muito angustiada na hora de dar o peito e ver que ele não pegava, parei de oferecer...mas mesmo assim ainda me pergunto, será que eu teria conseguido??seráa que fiz o melhor???nunca tive essas obsessão por amamentar, mas nunca imaginei que tudo isso geraria tanta culpa...lendo os depoimentos, me senti bem melhor.Apesar de ter lido muitas vezes que todas as mulheres podem amamentar com sucesso, já ouvi dizer de muits que não conseguiram....mesmo querendo...Tudo isso me deixa em parafusos e estou com medo de levar um novo esculacho médico!!!O que me conforta é que ele é lindo demais, se desenvolve com rapidez e ganha peso que é uma beleza!ele tem 2 meses e já dobrou o peso que nasceu!!!Nosso vínculo é precioso, apesar da amamentaçao mal sucedida.Se alguém puder comentar, me dar uma opinião, meu psicológico agradece!bjos e boa sorte a todas as mamães!!!

    ResponderExcluir
  15. Cheguei atrasada, mas AMEI o seu post!
    Tb faço parte dor grupo das mães que NÃO CONSEGUIRAM amamentar e morro toda vez que vejo uma mãe ser apedrejada por tb não conseguir... As pessoas julgam como se fosse preguiça, conforto, e bláblá, sem nem saber a história dessa mãe, não saber como estão os dias desse bebé... Minha filha chorou três dias e noites consecutivas de fome e meu coração se estraçalhava cada vez pq meu maior sonho durante toda a gestação era o de amamentar... Não deu... tentei... minha bebê ficava o dia todo pendurada no meu peito, era com certeza livre demanda, tomei litros de água, mil coisas q me indicaram para aumentar a produção do meu leite e não deu... simplesmente não deu...

    ResponderExcluir
  16. Vi hj o post pesquisando sobre mães, como eu, que não conseguiram amamentar exclusivamente seus filhos. Eu sou da área de saúde e trabalho com adolescentes grávidas falando sobre os benefícios da amamentação exclusiva, contudo era um desejo e sonho meu amamentar meu filho. Fazia este trabalho grávida e, por vontade de Deus, com 31 semanas de gravidez meu Miguel resolveu vir ao mundo de parto normal, com 1310kg, chegando a 1080kg. Um susto! Os desejos e sonhos deram espaços para o medo, angústia, culpa e fé. Ele ficou internado durante 56 dias na utineonatal e durante 1 mês só se alimentou do meu leite, via sonda. Após esse período não consegui ordenhar o suficiente para todas as mamadas e os médicos deram o LA (leite artificial) e me disseram: “com fome ele não ficar”. Não me senti culpada e sim agradecida à Deus por proporcionar uma outra possibilidade do meu filho viver e se recuperar, pois se dependesse apenas do meu leite ele não ganharia peso suficiente e sua internação demoraria mais. Se Deus me deu ele com todas as condições frágeis de vida e ele se recuperou, eu seria injusta em me sentir culpada em não alimentá-lo exclusivamente com meu leite. Graças à Deus, ninguém me condenou e sim apoiou. Ele toma o LA e o meu LM, porém meu leite está secando devido ao tempo que fiquei longe do meu bebê. Durante sua internação, ordenhava o leite o quanto podia, mas o estresse, a saudade, a angústia em vê-lo internado numa uti dificultavam minha produção. Há dois meses ele está comigo, usa a mamadeira e não deixou o peito. Digo que meu leite é o aperitivo pois o banquete vem depois, rs. Sei que contribui e irei contribuir mais ainda em meu trabalho sobre a importância da amamentação e informar às mães jovens sobre seus benefícios, mas não irei ser tão militante ou cruel a ponto de julgar negativamente uma mãe que não consegue ou não querem amamentar seus filhos, aliás, eu nunca julguei e jamais farei. Sou psicóloga do SUS e tento conhecer o outro e apoiá-lo em suas decisões. Passar informação e dar acolhimento faz parte do meu trabalho, e é gratificante ver nos olhos das adolescentes nascer esse sentimento materno, independente da amamentação.

    ResponderExcluir
  17. Vi hj o post pesquisando sobre mães, como eu, que não conseguiram amamentar exclusivamente seus filhos. Eu sou da área de saúde e trabalho com adolescentes grávidas falando sobre os benefícios da amamentação exclusiva, contudo era um desejo e sonho meu amamentar meu filho. Fazia este trabalho grávida e, por vontade de Deus, com 31 semanas de gravidez meu Miguel resolveu vir ao mundo de parto normal, com 1310kg, chegando a 1080kg. Um susto! Os desejos e sonhos deram espaços para o medo, angústia, culpa e fé. Ele ficou internado durante 56 dias na utineonatal e durante 1 mês só se alimentou do meu leite, via sonda. Após esse período não consegui ordenhar o suficiente para todas as mamadas e os médicos deram o LA (leite artificial) e me disseram: “com fome ele não ficar”. Não me senti culpada e sim agradecida à Deus por proporcionar uma outra possibilidade do meu filho viver e se recuperar, pois se dependesse apenas do meu leite ele não ganharia peso suficiente e sua internação demoraria mais. Se Deus me deu ele com todas as condições frágeis de vida e ele se recuperou, eu seria injusta em me sentir culpada em não alimentá-lo exclusivamente com meu leite. Graças à Deus, ninguém me condenou e sim apoiou. Ele toma o LA e o meu LM, porém meu leite está secando devido ao tempo que fiquei longe do meu bebê. Durante sua internação, ordenhava o leite o quanto podia, mas o estresse, a saudade, a angústia em vê-lo internado numa uti dificultavam minha produção. Há dois meses ele está comigo, usa a mamadeira e não deixou o peito. Digo que meu leite é o aperitivo pois o banquete vem depois, rs. Sei que contribui e irei contribuir mais ainda em meu trabalho sobre a importância da amamentação e informar às mães jovens sobre seus benefícios, mas não irei ser tão militante ou cruel a ponto de julgar negativamente uma mãe que não consegue ou não querem amamentar seus filhos, aliás, eu nunca julguei e jamais farei. Sou psicóloga do SUS e tento conhecer o outro e apoiá-lo em suas decisões. Passar informação e dar acolhimento faz parte do meu trabalho, e é gratificante ver nos olhos das adolescentes nascer esse sentimento materno, independente da amamentação.

    ResponderExcluir
  18. Tenho 15 anos e ha 17 dias tive um parto normal..minha bb mamou ate os 13 dias,nao aguentei tanta dor no peito,cheguei no meu limite....meu emocional ainda eata muiito abalado pq nao sei ainda as consequencias de estar dando so o LA...mais peco a Deus pra dar saude a minha filha,e ele sabe q queria muito,mais nao conseguia mais sofrer tanto de dor!

    ResponderExcluir
  19. Tenho 15 anos e ha 17 dias tive minha bb de parto normal...
    parei de dar o peito 13 dias pq meu peito ficou com BURACOS...
    Meu emocional esta muito abalado pq penso quer ela pode nao ser saudavel,passa tanta coida pela mibha cabeca,....faz 4 dias que estou dando LA e tenho pedido a Deus pra trzer muita saude pra ela....ela eata comemndo bem ,parece q esta igordando...Deus me ajude ..

    ResponderExcluir
  20. Gostaria apenas de desabafar.... não consegui amamentar.... não por que não tentei, até o fim do meu limite, eu parei no limite do meu filho, de forçar uma situação, que acreditem ou não ele não queria...
    Recebi muito apoio à amamentação, e era uma coisa com a qual eu sonhava desde que engravidei.. preparei meu seio e um cantinho gostoso no quartinho especial para esse momento lindo... "amamentar". É o que me tornaria única para meu filho, amamentar é o que diferencia qualquer um com uma mamadeira da mãe, mas meu filho simplesmente não mamou.
    Não sei se a forma como a amamentação foi "forçada" no hospital o irritou e traumatizou... sei que ele chorava ceu e terra no peito e só parava se eu tirasse ele do peito, ele chegou a dormir varias vezes com fome de tanto chorar após eu insistir mais de uma hora sem parar.... vi a glicemia dele baixar de tanto ele ficar sem mamar....
    Ai a mãe tem que decidir, continuar e arriscar a saúde dele.... para garantir quem sabe um dia que ele pegasse o peito, no meu caso hoje meu filho é saudável por que abri mão, para não ultrapassar o limite dele.
    Mas me sinto horrível por isso... as vezes as pessoas veem a mãe de um bebe de 1 mês com a mamadeira na mão e já pensa.... não teve coragem de amamentar, tem medo de doer, de ficar com o peito caído... e não faz ideia de como é difícil... desabafo

    ResponderExcluir
  21. Gostaria apenas de desabafar.... não consegui amamentar.... não por que não tentei, até o fim do meu limite, eu parei no limite do meu filho, de forçar uma situação, que acreditem ou não ele não queria...
    Recebi muito apoio à amamentação, e era uma coisa com a qual eu sonhava desde que engravidei.. preparei meu seio e um cantinho gostoso no quartinho especial para esse momento lindo... "amamentar". É o que me tornaria única para meu filho, amamentar é o que diferencia qualquer um com uma mamadeira da mãe, mas meu filho simplesmente não mamou.
    Não sei se a forma como a amamentação foi "forçada" no hospital o irritou e traumatizou... sei que ele chorava ceu e terra no peito e só parava se eu tirasse ele do peito, ele chegou a dormir varias vezes com fome de tanto chorar após eu insistir mais de uma hora sem parar.... vi a glicemia dele baixar de tanto ele ficar sem mamar....
    Ai a mãe tem que decidir, continuar e arriscar a saúde dele.... para garantir quem sabe um dia que ele pegasse o peito, no meu caso hoje meu filho é saudável por que abri mão, para não ultrapassar o limite dele.
    Mas me sinto horrível por isso... as vezes as pessoas veem a mãe de um bebe de 1 mês com a mamadeira na mão e já pensa.... não teve coragem de amamentar, tem medo de doer, de ficar com o peito caído... e não faz ideia de como é difícil... desabafo

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos