quinta-feira, 26 de maio de 2011

Satisfeita, eu? Você?

Sabe, no início do meu trabalho em sexualidade, eu me julgava capaz de , com os dados que a paciente (ou cliente, como preferir) me dava, dizer se ela estava satisfeita ou não com sua vida sexual.
Imenso engano.Quem sou eu?Quem eu pensava que era?
Na verdade ,o ciclo de resposta sexual  envolve o desejo, que com estímulo leva a excitação.E após mais estimulo, a mulher alcança o orgasmo.Após ele o corpo tende a voltar ao estado anterior, que chamamos resolução.
Sempre as coisas correm desse jeito?Não. É comum a mulher principalmente em casamentos mais longos, até por uma preguiça sexual, não ter o desejo, mas estimulada e receptiva ao marido, fica excitada, tendo desejo, ficando mais excitada, e chegando ao orgasmo.Isso é comum e , perfeitamente normal do ponto de vista médico
Sempre chega ao orgasmo?Não. O que importa é estarmos satisfeitas com o contato físico e sexual com o parceiro.
Mas, claro, que nunca chegar ao orgasmo já caracteriza uma disfunção.Nem tanto ao mar, nem tanto a terra...
Bom, chegamos ao ponto.Muitas vezes, atendo mulheres que têm orgasmo após serem estimuladas, mas não estão satisfeitas!!!Algumas ficam excitadas após o estímulo do marido, e tudo corre "normal", mas também não estão satisfeitas.
Querem algo mais!!!
Querem o quê?
E , o que fazer?
Aprendi com os anos, que não posso abandoná-las.O fato é que existe uma inadequação, mesmo elas não entrando em nenhum diagnóstico de disfunção.Elas estão insatisfeitas!!!É preciso que se olhe a situação com o mesmo olhar dela.Preciso abandonar meus conceitos e valores para ajudá-la.
Às vezes, isto só encobre outro problema.E cavando fundo, chegamos no real ponto do questionamento.Outras vezes, há uma crise no relacionamento, e este é o estopim. Prá saber só investindo, investigando, conversando.
Em algumas ocasiões só uma orientação do ciclo de resposta sexual já basta.Em outras, é preciso se aprofundar melhor, indicar um acompanhamento psicológico.
Ah, essa tal satisfação sexual é tão complexa ! Principalmente para as mulheres.Tão multifatorial.Chegar simplesmente ao orgasmo não é o suficiente.É preciso ter a percepção disso.Ou seja, é preciso entender o que se passa durante a relação sexual, compreender que ela foi boa , mas não vai mudar a vida de ninguém, e diferenciá-la de outros focos de crise.
Então vai a minha pergunta, você esta satisfeita?De verdade?
Vale lembrar que não tenho a menor pretensao de ser psicóloga.Para isso , aliás me cerco de excelentes profissionais.
Beijos
Ah, e qualquer dificuldade, passa lá no Projeto Afrodite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos