segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Umas Coisinhas sobre Escolha de Parto, Parto Domiciliar, Doulas, Parteiras

Como eu fico boba com algumas coisas.
Vamos lá :

Primeiro , quando de fala do direito da mulher escolher o local do parto, se quer dizer que cabe a mulher escolher o local do parto.

Não quer dizer que  fazer o parto em casa, será obrigado a todas as mulheres.
É escolha.
É garantir o seu direito de escolha.

Quando se discute permitir que uma doula, ou parteira acompanhe um parto, quer dizer que, se a mulher quiser, esta pode ser uma opção.
Não quer dizer, que você mulher gestante ou médico será obrigado a isso.
De novo, é escolha. Depende de você.

Quando o CRM diz que médico não pode fazer parto domiciliar, que obstetriz ou doula não podem entrar em hospital, ele impede SEU direito de escolha!


Direito de escolha!!!

Parece repetição, mas eu acho importante ressaltar isso. Independente de eu acreditar no parto domiciliar, e no trabalho das parteiras, eu não quero que você acredite nisso também.
Não.
Eu só quero que você pense no direito meu , e seu, de escolhermos o que é melhor pra gente.
E se você for médico, só quero que respeite o colega que queira trabalhar com doula e obstetriz.
Você não será obrigado a fazer o mesmo.
Simples.
É tudo uma questão de respeito.


Outro ponto :  se você comparar parto domiciliar com procedimento cirurgico, como por exemplo, fazer uma apendicectomia em casa, eu te peço que se esforce um pouco mais, colha outras informações, abra sua mente,  porque você não entendeu nada.
Aí depois você pensa sobre isso tudo novamente.

Agora, pode ser que você não confie em você mesma para suas escolhas.
Não aguente a culpa e a responsabilidade.
Precise de alguem para escolher...... Um médico....Quem sabe não é mesmo?

Aqui eu vou deixar um link do blog super duder  que convida a participaçao na pesquisa " Riscos e benefícios dos Modelos de Assistência ao parto : Perspectivas de Usuárias/os e Profissionais ".


Vamos participar?






5 comentários:

  1. Lo,
    Eu NUNCA teria coragem de optar por um parto domiciliar, entretanto como vc colocou bem a luta é pelo direito de ESCOLHA.
    Realmente acredito que a mulher tenha o direito de ESCOLHER COMO E ONDE parir. mas friso que o DIREITO TEM QUE SER DE ESCOLHA.
    Inclusive de marcar uma cesariana eletiva se assim for a sua escolha.E taõ dificil quando os 'deuses doutores' aceitarem o direito de escolha pelo parto normal domiciliar, são as defensoras do parto normal domiciliar aceitar o direito de ESCOLHA por uma cesarea eletiva.
    O direito tem que ser sempre DE ESCOLHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce resumiu tudo. Ninguem aceita nada. Todos medem força.
      A questao é a escolha.
      PS: Eu tb nao faria domiciliar não, mas concordo com a escolha, e acho que deva ser lindo.

      Excluir
  2. :D Amei! eu tbm nao faria domiciliar, mas apoio total, no parto do Ben quero conseguir ficar em casa o maaaaximo q puder, tipo, qria mesmo aprender medir minha dilataçao e ir p hosp com 9cm. eu qria aprender pq do Lucas cheguei no hosp com 6cm, sem dor nenhuma, um leve incomodo nas costas q vinha e voltava a cada 2min. qria chegar la com 9cm ja hehehe.

    outro ponto, nas rede sociais eu abordo mto o PN, olha nem chego em alguns casos a frizar a humanizaçao, so falar do pn mesmo, mas tem gente tao mente fechada q pensa que aquilo é sempre uma critica a escolha dela... eu to me coçando p escrever um post sobre isso... acho q vou me jogar hehehe

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post!Sou super a favor de um parto digno e respeitoso!!!Se a mulher opta por agendar o nascimento de seu filho, ela tem os preconceitos dela e ponto.Agora aquela mulher, que por incrível que pareça é a maioria, "tenta" um parto normal e não consegue por questões médicas..isso sim é falta de respeito!Qtas mulheres vcs já ouviram contar que não teve PN por não ter dilatação, que a bacia era estreita..etc...Isso é que não dá mais!
    Na minha concepção vc tem dois tipos de cesárea, aquela que é de livre escolha da MULHER ( e não do médico) e aquela NECESSÁRIA!Afinal,a cesárea foi inventada para isso, para salvar mães e bebês e segundo a OMS essa taxa é de 15% e não de 99% como no Brasil!!

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos