quinta-feira, 26 de julho de 2012

Viver com Fé

Não sou uma das pessoas mais religiosas.
Não tenho o hábito de ir a missa, nem faço nenhum outro ritual, além de rezar sempre. E agradecer muito por tudo.

Apesar disto, sou do tipo que ver uma igreja e já quer entrar.
Na verdade me sinto muito bem nestes locais, gosto de ter imagem em casa, sei rezar o terço ( apesar de não fazê-lo ).

 Há alguns dias,  "descobri " uma igreja perto de casa, e adorei entrar.
 Gostei só de ficar lá.  Sozinha mesmo. Fazia um tempo que não fazia isso.
Uma destas descobertas que devemos anotar na lista mental " de coisas que me fazem bem e devo fazer mais ".

Claro que sei que o ato de compartilhar e dividir emoção numa celebração coletiva, é extremamente confortante, mas eu prefiro mesmo a celebração íntima, no meu tempo, e muitas vezes, no meu próprio templo, minha casa.

Do mesmo jeito, e como boa baiana, sou católica  mas transito com certo conforto pelo espiritismo e pelo candomblé.
SEMPRO tenho uma fita do Nosso Senhor do Bomfim no tornozelo ( como médica não posso ter no pulso, ficaria ruím pra operar ).
Rezo antes de cada cirurgia, e faço o sinal da cruz antes de entrar em qualquer hospital.
Peço proteção mesmo, a Deus e aos deuses. Por que não?
Sou filha de iansã e devota de São Francisco.
Faço promessa.
E cumpro.

Pra tudo isto, o que não me falta é fé.
Tenho e tenho muita.

Eu entendo qualquer religião , mas tenho uma dificuldade em entender aquele que não acredita em nada.
O ateu .
E acho perda de tempo ser agnóstico.
( fui pesquisar e descobri aqui que enquanto os ateus negam a existência de Deus, os agnósticos alegam a impossibilidade de provar a existência - ou não - de Deus.)

Respeito, mas não entendo.
Acho uma opção insana de passar por um sofrimento desnecessário. Um stress mental também desnecessário.

Gente pra levar esta vida numa melhor, é preciso fé!
Fé em Deus, que se manifesta por fé na vida, fé nas pessoas. Fé no nosso futuro, no imprevisível e no desconhecido.

Fé pra entender os caminhos que estão a nossa frente.
Fé pra aceitar nossas limitações.
Para seguir adiante.


Por que o assunto? Mais uma vez a inspiração veio de uma paciente que acabou de ficar viuva, aos 36 anos, com uma filha de 16, apos 21 anos de convivência muito boa ( se conheceram quando tinha 15 anos, primeiro namorado coisa e tal ). Precisando reestruturar a vida, voltar ao mercado de trabalho, etc.
Sem fé como passar por tudo isso?

2 comentários:

  1. Lo,
    hj li um negócio no facebook e agora passeando pelo seu blog li seu texto me lembrei daquilo lá.
    Vou colar aqui ;)

    "O ateísmo nada tem a me oferecer
    ele não me trás conforto ou certeza
    Nele não há nenhum ensinamento ou dever
    nele não há ilusões de grandeza.

    Jamais me disse como pensar
    jamais me trouxe saber ou inspiração
    Ele não me obriga a crer sem duvidar
    não me ameaça com eterna punição.

    Não torna minha vida mais contente
    É indiferente quando imploro
    Não promete a cura quando estou doente
    e não me trás alento quando choro.

    Nele não encontro nenhum conselho
    nenhuma resposta, nenhuma indagação
    Ele não me pede pra cair de joelhos
    ou passar a vida pedindo perdão.

    Ele não me oferece a tola felicidade
    de me achar um escolhido entre tanta gente
    Ele não me induz a cometer maldades
    para glória de um deus ausente.

    O ateísmo não me ensina a odiar
    ou descriminar os diferentes de mim
    Não proíbe os iguais de amar
    não me diz o que é bom ou ruim.

    Não me diz que a vida vale a pena.

    O ateísmo nada me oferece é verdade
    mas como a realidade me basta e só quero viver o que sou
    Então o ateísmo me oferece tudo,
    tudo o que um dia a religião me roubou.”

    Richard Coughlan


    Fé religiosa não é uma opção eu acho. Que tem fé e acredita que tem sempre alguém ali pra ajudar tem sorte. Por isso mesmo acho que não se deve nunca tentar convencer alguém que o Deus que ela acredita não existe. Ainda que seja um árvore o Deus dela, deixemos que ela seja feliz com ele!

    Mas pra quem não acredita a coisa toda parece tão absurda que não tem como crer. É como alguém te dizer que vc precisa acreditar em papai noel pra ser feliz, sim seria ótimo acreditar que um bom velhinho existe e dá presente pra todo mundo no natal mas vc simplesmente sabe que ele não existe, não tem como passar a acreditar pq assim a vida seria mais legal ou mais fácil.

    PS: eu mesma não sei no que eu acredito ou não acredito rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ba seu texto é ótimo. fez um ótimo contra ponto. Acho que é isso mesmo, religião não se discute, nem fé.
      Eu, por exemplo, não consigo me adequar a só uma religião. Circulo no espiritismo, catolicismo e simpatizo com o candomblé.
      Mas fé em alguma coisa, que seja numa árvore, não imagino viver sem.
      E fé é acreditar sem provas. Nao tem jeito, tem que sentir com o coração mesmo.
      Pra mim, pra levar minha vida, eu preciso acreditar que tem algo maior por trás.

      Beijosss

      Excluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos