quinta-feira, 29 de março de 2012

Cenas da Vida Real

Cena 1:

M. de 32 anos com queixa de anorgasmia e diminuição de desejo em relacionamentos longos. Ou seja, passada a fase da paixão M. se desistimula e a vida sexual fica morna. M. é orientada quanto a importância da fantasia no casamento, e é estimulada a viver estas fantasias com o parceiro. Retorna 45 dias depois com melhora e com uma vida sexual mais satisfatória, porém descobre que não gosta do parceiro. Isto a faz perceber que não o ama. Nunca o amou. Opta pela separação. Sai da consulta, outra pessoa, mais leve. Tranquila com sua descoberta, e consciente de que uma boa vida sexual exige investimento mútuo. Leve, pois percebe que passará por uma turbulência, que é a separação, mas sabe que a vida não tem sentido  sem paixão, sem ânimo e sem amor. Uma vez que optou pelo amor, não pode mentir a si mesma e continuar casada. E põe a fila para andar.

Cena 2:

M. de 53 anos, vem a consulta questionando se está morta pra vida. Se virou uma geladeira. Tem um casamento sem diálogo, sem contato físico há mais de um ano. Vive uma relação desgastada, aonde ela é quem sustenta a casa, financeira e emocionalmente. Se sente sozinha e responsável por todas as decisões. É ressentida por não ter um companheiro. Sabe que está numa encruzilhada entre lutar por um casamento falido, e tentar resgatar o que está perdido, ou desistir dele e buscar sua felicidade sozinha. Fala que foi criada de forma conservadora, e preparada para que as " coisas" dessem certo.
Eu pergunto, " O que é dar certo, se não ser feliz?"




Tudo isto é vida. E ela está em constante movimento.
E a gente tem que estar preparada para isto.

Boa sorte para elas.
Boa sorte para todas nós!



3 comentários:

  1. Oi Lorena!
    Na vida tudo é possível desfazer para voltar a construir. Não se pode ter medo de reformas, pois o medo delas pode resultar nessas duas cenas. Melhor que dias perdidos são dias construídos e compartilhados. (sorrio)
    Abraços.
    Convido para que leia e comente “RIDE THE LIGHTNING” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mudando um pouco o ditado: de psicologo e louco, todo medico tem um pouco.
    Adorei os relatos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É mesmo Lu. Ginecologista acaba sendo um pouco psicologo mesmo, ainda mais qdo trata sexualidade.
    beijos

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos