quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cesarea Humanizada ? Verdade ou Mito?

Antes eu achava que cesárea era tudo igual!
Que só tinha um jeito de fazer.
Que era uma cirurgia e ponto.
Hoje eu mudei completamente de opinião: Existem cesáreas e cesáreas. Calma gente, continuo preferindo o parto normal. Este post não tem a menor intenção de fazer uma apologia a cesárea. De nenhuma forma!
Mas hoje, apesar de achar que a cesárea é uma cirurgia, reconheço que é uma via de parto, antes de qualquer outra coisa. E, que dela vai sair uma mãe com seu filho. Para esta mãe,  este é um evento único. Um momento especial!
E,  ela pode sim, ser acolhedora e humanizada.

Como assim?
Humanizada? Com anestesia,bisturi , corte, sangue e a mãe numa posição passiva ?

Sim. Com tudo isso.
Uma mesma cirurgia pode ser feita de diversas formas. Como tudo na vida, não é mesmo?

Quais as dicas?
  • Primeiro eu acho que deve se evitar isso de marcar a cesárea. Tá bom, quer cesárea? Ok, mas espera entrar em trabalho de parto, diminui aquela empurradinha que o médico precisa dar na barriga. Precisa mesmo, tá? Às vezes, não tem jeito.
  • Hoje, aqui em São Paulo, por exemplo; em QUALQUER hospital do SUS, a mulher tem direito a  um acompanhante. Exija o seu!
  • Bom, talvez no SUS, seja mais difícil, mas na rede privada, você pode combinar de ouvir uma música. Não é legal?
  • Muitos médicos engatam conversas paralelas durante o procedimento. Para evitar isso, você pode conversar com ele antes, acredito que a grande maioria mude o comportamento. É que já é um hábito ( feio- confesso ), mas hábito, e como tal é difícil mudar, assim espontâneamente. Pense que são dois colegas fazendo um trabalho em conjunto.....Mas está errado, eu sei.
  • Também pode diminuir a luz ambiente, deixar só o foco cirurgico.
  • Aquele pano verde ou azul ,que separa a mãe do médico durante o procedimento, pode ser abaixado, e você pode ver o momento do nascimento. Alguns médicos costumam narrar também todo o procedimento. Assim a mãe fica a par de tudo.
  • Após o nascimento, o neonatologista pode na sala mesmo, ver o bebe, e já mostrá-lo aos pais. Em alguns hospitais pode ficar ao seu lado na sala de recuperação anestésica.
Bom, é isso. Espero que seja útil.

Adendo : este acréscimo eu faço após ler os comentários, e também outros posts em outros blogs sobre cesarea.
Sim, as vezes, os braços das mães sao amarrados em braçadeiras ao lado da maca cirurgica, aonde elas ficarão deitadas para o procedimento.
Mais uma vez, aprendendo com vocês, percebi que NADA justifica isso!
Há um tempo eu ja presencio cesarea sem este procedimento ultrajante, mas agora evitarei isso a todo custo. Sempre que entrar numa cesarea, lembrarei do quanto isso incomoda!
E você aí mãe, pode me ajudar pedindo ao seu médico para que não fique amarrada! Ele justificará que é pra você não se mexer, e não " contaminar" o campo operatório. Você dirá que é adulta, entendeu tudo e agirá conforme combinadao.
Pronto. Simples assim.

4 comentários:

  1. Lorena,
    A Cesárea do meu filho foi linda, não quiz ouvir musica mas tanto a minha médica quanto a sua assistente eram minhas amigas e ficamos foi fofocando mesmo ( tadinho do Marido) eu assisti tudo, chegou um ponto dela mandar uma enfermeira segurar um espelho para que eu pudesse ver meu HL saíndo da barriga. depois trozeram ele para o meu colo e ele mamou ainda na sala de parto, sujinho mesmo... enquanto ele tomava banho e fazia outra série de procedimentos ela me costura e falavamos sobre o casamento dela que estava proximo. menino me encontrou na sala de recuperação 15 minutos depois de eu ir para lá e não desgrudou mais e minha família assistia a tudo pela tv do quarto. momento REALMENTE humano

    ResponderExcluir
  2. Lorena,
    Eu não fiz cesárea porque aqui na Irlanda essa nem é uma opção da mãe, mas já ouvi falar em grávida até amarrada na mesa, verdade?
    Engraçado essa coisa da máscara. Eu vi fotos de parto normal aí no Brasil onde todo mundo usava. Por aqui não é costume, não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. E como Pediatra, preciso dizer da importância deste primeiro contato mãe e filho, a criação / fortalecimento do vínculo, estimula e facilita a amamentação (tanto a disponibilidade da mãe para tal como o aprendizado do bebê em relação a sucção). E por aí vai... Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Roberta parabens! Seu parto deve ter sido lindo mesmo.
    Nivea, é verdade sim.Aqui, em alguns locais, a mão da mãe, ou melhor, o braço,fica amarrado numas braçadeiras, ao lado da " cama " cirurgica" .
    Quanto as máscaras, é uma doideira, não precisa mesmo, mas se usa aqui sim.Acho, que mesmo com tudo que eu falei aqui, estamos evoluindo, a passos de tartaruga. verdade seja dita.
    Morga, sim, para amamentar entao, pro vinculo, este primeiro contato é fundamental
    Beijoss

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos