quinta-feira, 9 de maio de 2013

Estressar ou Não? Você Escolhe.

Olha, vira e mexe, eu comento com uma gestante no início da gravidez que existem duas opções, ou ela vai ser estressada, ou não.
É um pouco que uma escolha, sabe? Uma escolha diária. Ou melhor, um exercício diário.

A grande maioria das vezes, a gestação da super certo, desde o início. Aí o tempo passa, e aquela mulher, depois do parto, percebe que perdeu tempo pensando em bobagem. Deixou de curtir e de vivenciar um momento tão importante, de forma tranquila.

Vejam bem, isso não anula um pré-natal bem feito. Na verdade, a participação na gravidez é super importante.
Por participação eu quero dizer, se informe, leia, encontre outras mães, frequente grupos, procure o enxoval com calma, faça escolhas conscientes, se alimente bem e alimente a alma também.
Festeje com seus amigos e sua família.
Se possível, faça atividade física.
Vá as consultas, controle seu peso.

Faça os exames, desde os de sangue e de urina, ate os de USG.
Na minha opinião, numa gravidez de baixo risco , bastam duas coletas de exame de sangue e  3 ou 4, no máximo, de USG.

Quando eu vejo relato de blogueiras que fizeram o pré natal em outros países, eu percebo como somos abusivos aqui no Brasil! Um verdadeiro exagero mesmo.
E, devo confessar, que talvez por influência do meio, e por eu ser médica, eu preciso me controlar muito para não ceder a tentaçao de US toda semana. O que seria uma loucura. Uma total insanidade e totalmente desnecessário.
Me controlo até mesmo, naqueles informais, sabe, quando você pede a uma amiga- médica para colocar o aparelho rapidinho....
Nestas horas repito meu mantra " Sou calma. Sou confiante. Tudo vai dar certo. E não posso controlar tudo. "

Esta é a grande sacada da gravidez, talvez até de ter filhos, mais ainda, talvez seja a sacada da vida : não temos controle ! Nem da gestação, nem dos filhos, nem de todos os aspectos do nosso destino.
O que nos cabe é fazer o nosso melhor. Sempre.





PS: Devo dizer que nem sempre meu mantra funciona. E que não consigo ficar totalmente tranquila 100% do tempo.....Mas quando dou uma escorregada, logo respiro fundo e tento rapidinho me recuperar.

4 comentários:

  1. hahaha verdade! eu sou ansiosa por natureza, mas desde que me descobri grávida, uma paz tomou conta de mim e eu estou muito tranquila!
    Eu acho que aqui no Brasil a gravidez é mesmo super estimada, super medicada, super valorizada. Não que isso não signifique um pré natal bem feito, mas existem exageros demais! Minha médica, graças a deus (e à minha escolha) é bem consciente. Não creio que vá me pedir mil exames, não acho que vai me mandar super investigar tudo da gravidez. E eu gosto disso, gosto dessa simplicidade, de encarar de uma forma natural, o que é natural: a geração da vida.
    Eu fiz dois ultrassons até agora: o primeiro e o do primeiro trimestre, morfológico. sinceramente, não sei quando ela pedirá o próximo e assim, estou tranquila.....topo fazer lá pelas 20 semanas.... Eu tenho um mantra: se não tem sangue, tá tudo bem! rsrsrsrs
    E olha, tem funcionado super bem até agora!!! rsrsrs
    Bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou copiar seu mantra agora! Rsrsrs
      Adorei.
      Acho que com 20 semanas ta otimo. Nao precisa antes.
      Beijo

      Excluir
  2. Lorena,
    Morando aqui do outro lado eu também percebo (obviamente sem nenhum conhecimento médico) que existe um certo exagero no Brasil e fico me perguntado será que precisa disso tudo?
    x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ni eu tenho certeza que não precisa de tudo isso.
      Aqui temos todo um sistema totalmente errado.
      Acredito, que neste aspecto voces estao melhores, viu?

      Excluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos