quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ser Obstetra e Gestante

Definitivamente, não é uma coisa boa.

E olha que eu nem penso tanto nos casos difíceis, ou com evolução não favorável.
Na verdade, eu criei um pensamento de defesa que funciona assim:
Por exemplo, no início quando estava trabalhando e via uma gestante com gestação anembrionada (quando não forma o embrião ), ou em processo de abortamento, eu pensava "fora a medicina quantas pessoas eu conheço que já passaram por isso?" Anembrionada, não tenho ninguém para citar. Abortamento , pouquíssimos casos. Aí eu tirava, ou pelo menos tentava , o pensamento da cabeça. Bem assim, rapidinho.

Outro fator, é que eu realmente acredito, que em alguns momentos não temos nenhum controle de nada, e um destes momentos é a gravidez. Aliás, será que a gente em algum momento, tem algum controle, seja lá do que for? Sei não, viu?


 Bom,na verdade o que mais me dificulta em ser médica e gestante, é que eu julgo tudo ao meu redor.
 Tudo e todos. Qualquer entonação da minha médica eu já julgo. Até porque ela já era minha ginecologista, então temos uma intimidade.E devo ressaltar, ela é muito boa na sua especialidade.

Mas, e como obstetra, é boa? Porque gente, vocês sabem, NÃO é a mesma coisa.
Eu , as vezes, me pego querendo que ela advinhe meu pensamento. Que faça como eu faria.#alouca

Vou dar exemplos: eu não valorizo a medida da translucência nucal. Quando uma paciente traz um resultado alterado, eu explico calmamente, que este valor é jogado numa tabela e é uma probabilidade. Só isso.
Até porque, já vi caso normal que o bebê teve alteração depois, e vice- versa.

E, aqui entre nós, se confirmar qualquer alteração ou mal formação, vai fazer o quê?
Descartar? Devolver para fábrica?

Então funciona assim: eu exponho as possibilidades. Se ela quiser qualquer investigação invasiva para definir a presença ou não de qualquer alteração, ela fará. Mas, por mim, não será estimulada.
Eu, particularmente, não faria nada. Aguardaria o morfológico de segundo trimestre.

Desde o início da minha gravidez, já tinha isso bem claro.
E apesar da minha medida de TN ter sido normal, não sei se pela minha idade ou se por eu ser "colega ", ela me falou sobre um procedimento invasivo ( amniocentese).
Eu gelei! Choquei! Por mais que exista alguma evidência científica, eu nunca indicaria a uma gestante que fosse "tipo eu".
E ainda, depois do meu não, propôs conversarmos com marido, que não estava na consulta.
Aí eu já fui taxativa: NÃO. A decisão é minha. Marido, sorry, mas você não tem nada com isso.

 PS1: Prestem atenção tudo aqui é minha opinião de medica e grávida.
Inclusive tenho várias colegas e amigas que discordariam.
Eu mesma já pensei diferente.

PS2: Estou em processo de análise sobre quem fará meu parto.

Leiam aqui e aqui.





2 comentários:

  1. Querida, sou super contra a amniocentese. Mas para vc ter idéia temos uma taxa de punção de 30% (juro, é de chorar... toda mulher com mais de 35 anos aqui faz de rotina) eu fico tão brava com esta situação que me recusei a fazer amniocenteses (eu não gosto de fazer sempre acho que vou furar o olho do bebê) meu chefe não consegue acreditar e aceitar os motivos pelos quais tenho aversão ao exame e as suas consequencias. O dia mais feliz da minha vida vai ser quando o Harmony test ficar acessível (tipo agora ainda custa 670 euros e acho bem difícil alguém ter este dinheiro) mas eu ainda fico bem revoltada quando elas optam por interromper um mal formado (as vezes algo possível de corrigir como transposição de grandes vasos) mas aqui pode interromper né, o que posso fazer se não lamentar? Só apoio a interrupção dos letais como T13 porque aí é adiar o sofrimento, mas eu não farei amniocentese, só rastreio bioquimico + eco numa proxima gravidez.....
    Quanto ao parto, bem já imagino vc toda natureba, né? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Pra que amniocentese? E tambem sou contra a interromper por qq alteração. Só nas que não sao compativeis com a vida. Concordo com voce.
      Pois é imagine. E, claro, que tive que mudar de GO.

      Beijo

      Excluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos