segunda-feira, 22 de abril de 2013

Primeiro Passo: Escolher o Obstetra Certo para Você

Já comemorou bastante o resultado positivo.
Gravidez a vista!
E agora, quem será o obstetra?

Tudo depende do que você deseja. Da sua personalidade, do que espera para o seu parto e o que quer de um profissional.

Depois de você olhar para dentro e se conhecer um pouquinho mais. Hora de pesquisar muito.
Vale entrar em blogs, ver reportagens, pesquisas, etc.

Feito isso, procure por alguém que se encaixe no seu perfil. Não tenha pressa. Não precisa acertar de primeira.
Não te agradou? Não pense duas vezes em mudar de profissional.
Grande parte das vezes que eu leio aqui insatisfação de gestantes, eu penso " puxa ele já tinha dado sinais. Não era médico pra ela! Por que continou? Por que se enganou? ". Isto nem significa que ele seja um médico ruím, só não era para ela. Provavelmente, serviu para outra pessoa.

Bom, aí chegou o dia da consulta. Aqui vão algumas dicas de como conhecer seu médico.
Claro que estas dicas são para aquelas que querem parto normal. Que querem um pre-natal mais individualizado. Se você fizer parte do tipo que se contenta com cesarea agendada, já te digo que terá bem menos trabalho em sua trajetória. Para todas as outras, me acompanhem.
  1. Precisa perguntar sobre partos e valores. Acho difícil encontrar um profissional que esteja MESMO disposto a realizar seu parto normal e se adeque ao convênio. Então, esteja você também disposta a investir no seu parto. Seja no obstetra, na enfermeira, na doula, no neonatologista, etc. Ou esteja preparada para encarar o parto com plantonista ou no SUS. O que tambem são  opções válidas .  Outra dica: quando você perguntar sobre via de parto, a resposta certa é normal. Isso de, veremos mais para frente, depende de diversos fatores, ou você quem sabe, já mostra uma certa tendencia a desvirtuar o processo. Lembrem-se estas dicas é para você que deseja via baixa, que deseja um neonatologista humanizado, um tratamento personalizado, ok?
  2. Proponha a realização de um plano de parto. Escreva, pense, fale como você deseja seu parto. CLARO que isto pode mudar, mas você precisa saber que a ocorrência de mudanças justificáveis é rara. A maioria da certo!!!E nada de terrorismo com gestante. Aliás, devia ser proibido dar notícia ruím para grávida, né?
  3. Sala de espera: um lugar ótimo para sua pesquisa. Converse com as puérperas. Pergunte da via de parto, observe as fotos nas paredes.
  4. " A consulta foi cancelada, pois o "doutor" está num parto."  Bingo! Ponto pra ele e para você! Quem está a disposiçaõ para você, está para as outras gestantes também. Consequentemente,  desmarcará consultas. Afinal parto não tem hora para acontecer,  não é verdade? Ônus do bônus.
  5. Não preciso nem dizer que para parto domidiliar você precisa ser bem mais criterioso, né? Nestes casos eu te recomendaria conversar com uma enfermeira obstétrica. E mais uma vez reforço a necessidade da busca de referências.
  6. Aí você me fala que aocmpanha com o mesmo ginecologista há uns 10 anos....Olhe pra este também com um olhar crítico. E se for preciso, faça o acompanhamento do parto com outro. Nada te impede de depois do parto retornar ao seu gineco do coração.
  7. Nem todo gineco tem a vida ajustada para parto. Ou seja, tem poucos empregos publicos( ou nenhum). Claro, pois com a carga horaria de 20 horas/ semanais, como que ele poderá desmarcar cirurgias ou ambulatórios lotados do SUS? E parto não tem hora! Não esqueça nunca disso. E mais uma vez, nosso esquema não colabora com partos humanizados... Fazer o que, né?
  8. É importante que você tenha o celular dele para qualquer intercorrência. Eu sempre acho educado, mandar um torpedo primeiro , a não ser que seja muito urgente ou na madrugada. Não conheço um médico que não durma com celular ligado na cabeceira!
  9. Pergunte sobre amamentação, realizaçao de episiotomia, posição materna para o parto, etc. Tire todas suas dúvidas!
  10. E boa sorte! Boa hora!
Lembrem-se tem medico para todo mundo, para todos os gostos. Como as pacientes são também muito diferentes ( acreditem o que vem de gestante querendo parto com 37 ou 38 semanas!!!).
O que não pode mais é existirem tantos desencontros.
Mas precisa procurar.


Daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos