segunda-feira, 25 de março de 2013

Por Uma Vida Mais Simples

Eu cresci com empregados domésticos. Acho que já falei isto por aqui.
Não tenho a idéia de ostentar não, muito pelo contrário. Procuro apenas retratar uma época que não existe mais. Pelo menos, não existe com a mesma frequencia.
Pelo menos, não existe na minha casa, do jeito que é na casa dos meus pais.

Eu AINDA tenho uma empregada domestica. Só uma.
 Com carteira assinada. Tudo certinho. Que por sinal, trabalha até menos que a carga horaria estabelecida. E que eu já pagava hora extra quando precisava dela no fim de semana. Ou seja, tudo ok para nós duas. Pelo que entendi, só acrescentarei o FGTS.

Todas estas mudanças com o PEC das domésticas modificarão alguns hábitos da classe média ( sim, porque pra alta, não tem problema não é verdade? ) . Eu, particularmente, acho-as extremamente justas, apesar de enxergá-las como uma gota no oceano de todo este Brasil de desigualdade social, violência, impostos absurdos....

Apesar de achar que aumentará a  informalidade nos contratos trabalhistas, concordo que já não era sem tempo  de serem instituídas.
Ate acho que de início se instalará um caos.
Mas não há mudanças sem um certo transtorno, não é mesmo?
E passada a tempestade, acredito que todo mundo se ajeitará.
Com elas ou sem elas. Optando por diaristas, ou pelo estilo " faço eu mesma".

Pra mim, isto vai resultar numa vida mais simples.
Num esforço grande para uma vida mais simples. Em mudanças no meu estilo de vida.
Eu, ao contrário da maioria das mulheres, tenho um marido que faz mercado, cozinha, da banho em criança, alimenta, cuida.
Ele entra em site de receita, prepara ingrediente, põe roupa na máquina de lavar, varre a sala,  etc.
Aqui em casa, sou eu a mais acomadada. Sou eu, a não acostumada com as tarefas do lar.
E sou eu quem terá que mudar.

Se eu estou assustada? Estou. Bastante.
Mas se eu já sinto um período de maior liberdade e autonomia? Sim. Tenho certeza disso.

No final, há " males " que vem para o bem.

PS1: Se a carga horaria for respeitada o aumento não será tão grande. O mais caro sairá pelas horas extras. Portanto ninguem vai precisar fazer nenhuma mudança brusca. Da para ir adequando a estrutura da casa aos poucos. E decidir com calma, como voce vai querer gastar seu dinheiro daqui para frente.

Eu por aqui, já ando a procura de um curso de culinária......

2 comentários:

  1. Lo Minha linda, eu estou apavorada...
    Aqui temos uma empregada que dorme em casa, essa questão de horario está complicadíssima!!! ela começa a trabalhar às 06:30, quando a casa começa o dia, para às 8:00 quando as crias estão na escola e as coisas encaminhadas, volta às 11 e aí para e volta diversas vezes... vai até as 19 quando acaba a janta... fioca até por volta das 21 rodeada pelas crias, mas sem trabalhar e sem atende-las... mas como gosta dos mesmos programas ve TV com eles... e aí como contar?
    A relação quando se trabalha fora e tem crianças pequenas é muito diverente

    ResponderExcluir
  2. É rob, a gente vai ter que ir se adaptando.... Eu vi que qdo ja dorme, e nao faz nada não precisa de hora extra ou é um valor bem menor...ve se confere? beijooo

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos