quinta-feira, 21 de março de 2013

Legalização do Aborto

O Conselho Federal de Medicina passa a defender o direito de escolha da mulher ao aborto antes de 12 semanas, se este for o seu desejo  ( após passar por uma avaliação médica ).
Além dos casos de estupro, risco de morte materna , e anencefalia.

Na verdade, este é um post informativo, mas eu sou favorável sim, a esta medida.
Talvez por eu trabalhar com saúde pública e ver de perto, que no Brasil, quem mais sofre com o aborto clandestino e mal orientado, é a mulher pobre. A corda sempre arrebenta pro lado mais fraco no nosso país.

Isso não quer dizer que eu seria capaz de fazer um aborto ( sempre tem alguém " inteligente " que vem com esta pergunta ). Até porque nunca passei nem por perto de um dilema deste, mais nova.
E agora, independente emocional e financeiramente, com 35 anos, este dilema passaria mais longe ainda.

Também não quer dizer que eu, como médica, gostaria de trabalhar com isso . Mas isto fica para outro post.

Hoje eu gostaria que vocês lessem a matéria, tentassem sair um pouco das suas zonas de conforto e pensassem em termos de saúde pública, de igualdade, liberdade e direito de escolha.

Aqui esta o link da matéria.

2 comentários:

  1. Nossa, não sabia. Mas acho que não vai passar.
    Aqui em Portugal pode, há uns 6 anos... É muito difícil e triste trabalhar com isso pelo que eu me recusei. Infelizmente muita gente passa a banalizar o aborto, a fazer como se fosse igual a tomar uma aspirina, faz um, dois três. Me dá até náusea ver uma pessoa que tem um e depois tira outro porque "não dá muito jeito estar com barrigão no verão", ou porque queria, mas não agora. Achava que só abortava a mulher em situação de desespero, mas não é o que tenho visto aqui. Infelizmente.
    E vejo casos dramáticos onde meninas escondem a gravidez até passar os primeiros meses tamanho o medo que elas tem de alguém forçá-las a abortar. Quando tem mal formações então.... aí a coisa fica dramática. Uma brasileira aqui quis manter sua filha mal formada e alguns médicos ficaram enfurecidos, diziam que era uma "atitude muito egosísta" (?)
    A legalização tem um lado B. Só pude enxergar isso com clareza depois de mudar para um país onde é legalizado.
    beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fê , eu concordo em TUDO que voce falou. E acho que voce pode falar mais do que eu, já que aí é liberado. Eu, como profissional, trabalho num hospital que faz aborto por estupro, apos liberação judicial. E, mesmo nestes casos, eu nao gostaria de mudar para este setor e trabalhar com isso na minha rotina, por exemplo.
      Mas, mesmo assim, eu tenho uma tendencia a preferir a legalização. Não acredito que a falta dela impeça ninguem de fazer. Só fica longe dos olhos, ou chega já como abortamento incompleto nos PSs da vida. beijo

      Excluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos