sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Que Saudade da Minha Gripe de Antigamente

Em outros tempos, quando eu ficava gripada, a coisa era bem diferente.
Se mamily me deixasse faltar a escola então, sucesso total!
Aí era repouso, muito líquido e desenho animado o dia inteirinho.
Tinha também novocilin balsâmico® ( amoxicilina), o remédio preferido da minha mãe. E naquele tempo, não tinha esta "bobagem"de receita pra antibiótico, não. Ela diria assim. E também não tinha isso de usar sete dias, não. Usava. Ficava bom, parava. Criar resistência? Bobeira de médico...

Tinha novalgina ® ( dipirona) e muita vitamina C.
Tinha também beijo na testa para ver temperatura. Explico, minha mãe tinha termômetro, mas confiava MESMO era na temperatura do beijo na testa. E não errava.
Termômetro é para os fracos e inseguros. O termômetro pode descalibrar e errar. O beijo na testa não!
 Eu posso até sentir agora. Ela encostava os lábios, tirava e dizia : Febre! Já prá cama . E trazia remédios, carinho, bajulação, etc.....

Até hoje este seu poder é usado na família. Outro dia Maria Vitória, filha do meu irmão estava molinha.
Ele disse:
- Mãe vê se ela tá com febre? Por " vê"  leia: dá um beijo na testa.
Ela, como chefe de um bando, encostou os lábios, abriu os olhos, fez cara de pensativa, e no alto da sua autoridade no assunto, disse:
- Febre. Dá umas gotas de novalgina antes de dormir.
Dito e feito. Meu irmâo obedeceu. A noite ela acordou, como minha mãe não estava presente, usaram o termômetro e BINGO: febre confirmada.

Voltando ao assunto...
Tinha um detalhe chato : não podia lavar os cabelos. Não. De jeito nenhum. Proibido.(???)
Nunca entendi, mas até hoje eu fico meio receosa. Lavo, mas parece que faço algo errado. Que tem alguém me olhando...Sei lá.

Outros tempos este.
Por que hoje?
 Hoje, a conversa é outra.

Em um dia comum desta semana peguei uma gripe" enorme".
E o meu dia? Continuou normal. Nada de diferente. Ninguém amenizou pra mim.

As 7 já estava de pé.
Atendi até as 12.
Na hora do almoço fui comprar ração pro cachorro.
A tarde era livre.
Eu disse era, né?
Porque a arquiteta me ligou, e lá fui eu ver coisas da obra.
As 5 da tarde, pensei que ia dar um cochilo. Sabe quando o olho está fechando,pesando...Então esta era eu.
Deitei, e o cochilo de 1 hora foi interrompido por tres ligações ( aviso : este dia, não podia desligar o celular, coisas do trabalho).
Desisti, levantei e fui resolver o que ia jantar.

Beijos na testa? Ninguem me deu.
Nem ninguém se preocupou muito com minha gripe.
 Drama!!! ???
Pode até ser, mas deu saudades daquele tempo...
Ah se deu.

Remédio comprado? Em mãos?
Eu que não vá na farmácia .
E não me garanta não, pra  ver o que é bom pra tosse!!!

Ok, marido ajudou com uma água a noite. Não posso negar...

Ah, e claro, quando mamily soube já deu sua receita :
Tá comendo direito? É a dieta minha filha. Você não come. Exagerada!!!
Toma vitamina C Lorena.

Continua a mesma, esta minha mãe.

Tá bom mãe, vou tomar.
Obrigada tá?




E Ó, não vale contar que eu lavei a cabeça não, viu?

2 comentários:

  1. BONS tempos, mesmo com gripe, rsrsrsrs comigo também era assim só em casa, sem escola, só desenho e mmmmuito mimo a minha mãe tinha muita fé em chã de folhas de pitanga e banho aaaaaa e tinha o suco de pitanga que é o meu preferido até hoje pena que é tão dificil de encontrar aqui em São paulo.Quando estou com gripe desejo um pé de pitanga estou pensado quando meu pai vier da Bahia me visitar trazer umas sementinhas de pitanga para plantar rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb tenho saudades de muitas coisas. Mas as coisas mudam...
    Acho que é este o meu problema...
    Melhoras!
    Ah...por favor, lave esse cabelo! rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos