terça-feira, 22 de novembro de 2011

Parto Normal X Convênio


Vamos falar de parto normal de novo.
Preparem- se pra polêmica.
Só leia até o fim, quem tiver disposto a isso de forma saudável, construtiva e educada.

Hoje ouvi na Band FM pela manhã, inclusive pelo próprio Boechat, que eu amo de paixão, a notícia de que a taxa de cesárea suplantou a de partos normais, pela primeira vez no Brasil.
Ele próprio, em seguida, defendeu o direito de escolha da mulher , e até exemplificou contando exemplos da sua família.
Nesta reportagem, era citada uma ginecologista ( desculpa, não gravei o nome, e não achei no site da Band) que falava, mais ou menos assim: O parto normal dura em média, 12 horas, sua diminuiçaõ se deve a uma falta de paciência, tanto do médico que NÃO QUER ,e não É PAGO pra isso; como da própria  paciente.
Na sequência, um locutor da BAND contou, que sua esposa estava grávida, e eles não estavam encontrando pelo convênio, nenhum ginecologista que estivesse disposto a fazer parto normal.
E, isso ficou retratado como se fosse  uma culpa médica.
Gente, quando acabou o direito de escolha? Se eles defendiam o direito da paciente em fazer cesarea, vamos defender o do médico em NAO QUERER fazer parto normal pelo convênio.
Simples, assim.
Claro que sou contra aquele que inventa indicações absurdas para realizar cesarea. SOU CONTRA.
Acho feio enganar!!!
Mas, se ele foi sincero e já falou que não faz, não vejo problema.
Até porque o valor pago pelo convênio, é absurdamente inadequado. E, todo profissional, tem o direito de dizer seu valor, cabe ao cliente, aceitar ou não.
Uma doula, uma enfermeira obstetra, ou uma parteira, ganham mais que o médico do convênio! Acho justo o que elas ganham, a questão não é essa aqui, o que não acho justo é ter esta diferença.
Pra mim, é dinheiro mais do que bem empregado!!! Se você puder, contrate este serviço, vai ser muito util. Muito importante mesmo! Até diria que é fundamental
 Bom, enfim cabe a esposa do jornalista, e a qualquer outra gestante, achar outro médico, seja convênio, particular ou SUS .....


Na mesma reportagem, e como já citei acima, se falou que o trabalho de parto pode durar até 12h.
Sendo assim, vocês concordam que o médico partidário do parto normal, não pode, ou, pelo menos, não deve, realizar plantão, já que o trabalho de parto também pode acontecer a qualquer momento? Como ele vai abandonar o plantão?
Concordam que o ideal é que também não tenha nenhum vínculo público?
Se não, como vai fazer, desmarcar as pacientes do posto lá longe,  para ir pro hospital acompanhar sua parturiente? Sendo que esta parturiente pode escolher qualquer hospital ?  E vamos contar ainda com o nosso trânsito, que não ajuda em nada.....Tudo isso, por quanto mesmo?



Gente, são vários os fatores que fazem com que no Brasil, as coisas, infelizmente, funcionem deste jeito.
Não vamos culpar só um lado não tá?

Se quiser saber mais, clique aqui.

Com eu acho que funcionaria? Um SUS maravilhoso!!! Parto com o médico ou obstetriz de plantão.
Quer seu médico?
Pague particular. E tenha um atendimento mais personalizado, não melhor!
Tenha sua obstetriz, seu obstetra, sua doula...


Ah, um alerta : se você fica chateada porque seu médico atrasa, ou cancela consulta por parto de última hora, ou outro imprevisto : repense....





10 comentários:

  1. Lorena, eu não poderia concordar mais com você.
    Especialmente quando você diz que

    Até porque o valor pago pelo convênio, é absurdamente inadequado. E, todo profissional, tem o direito de dizer seu valor, cabe ao cliente, aceitar ou não.

    Me cansa esse tom acusatório de "médico malvado que se recusa a assistir parto normal". Muito. Porque duvido que qualquer um destes que aponta o dedo toparia trabalhar por 12 horas em troca de 200 reais - isso sem considerar eventual pagamento para algum colega cobrir plantão.

    Eu acho muito mais que errado induzir escolhas, e pior ainda enganar e forçar indicação de cesárea. Mas os colegas que se recusam a assistir parto normal por 200 reais estão corretíssimos, são corajosos e merecem meu aplauso.

    Beijos e parabéns pela coragem de publicar este ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for assim, que o médico pergunte na primeira consulta da paciente qual será sua escolha. Porque toda mulher tem sim, o direito de escolher o parto que quer, e o parto normal é o melhor quando não há riscos. Os médicos deveriam expor a opnião deles desde o começo.

      Excluir
    2. Sim Bruna, este é o ideal. Aí todo mundo fica de acordo!!
      Sem confusao.
      beijo

      Excluir
  2. Obrigada Dani, pelo apoio!!!
    Tava com isso engasgado.Tinha que falar!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Querida Lorena,
    A sua colocação como profissional que vivencia o "outro" lado é muito importante. Já vi muitas mulheres xingarem a obstetra quando são informados que não serão acompanhados pela mesma caso ocorra parto normal e sim pelo médico platonista.

    Parabéns por defender sua causa de forma tão clara.
    Bjs.

    Niélia
    Do blog: http://maedaprincesaemanuela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nielia, este é um assunto delicado mesmo. Mas, eu acho que o medico exerce um trabalho remunerado. E ele pode topar, ou não as condiçoes, do convenio e da paciente. sendo honesto, nao vejo problema.

    ResponderExcluir
  6. só agora que li esse post e super concordei. hj mesmo liguei para uma clinica e perguntei se atendia meu plano, de cara a secretaria responde: Só gineco, obstetricia nao... ok, blz... era oq eu precisava entao ok... eu acho um abuso a relaçao: oq os convenios cobram de nós X oq pagam aos medicos, um abuso mesmo! tipo, eu pago para eles por mes, mais do que o medico ganha num PN... é uma vergonha mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lorena, fiquei um pouco chocada com sua sinceridade, acho horrível essa realidade, mas admito sua coragem de falar abertamente sobre a questão.
    Acredito que as mulheres têm o direito de serem informadas a respeito de quais são os procedimentos existentes, quais os prós e contras de cada um deles e que médico está disposto a fazer o que.
    Sei que pelo convênio a remuneração é baixa e, por mais chato que seja, o é importante é o médico ser sincero e falar de cara que só faz parto com cirurgia agendada, pois caso a mãe queira parto natural ela pode ir atrás de quem faça. Por mais constrangedor que seja, é muito melhor ser sincero do que ser antiético e inventar alguma justificativa que não se sustenta em critérios técnicos para fazer a cesariana, tirando da gestante o direito de escolher.

    É uma pena que por uma questão de mercado o tempo das mães e dos bebês não seja respeitado, mas este é um problema real que precisa ser exposto e discutido para que encontremos soluções.

    ResponderExcluir
  8. Meu sogro é médico, neurologista e ele há muito tempo está avisando, pague seu plano se saúde pra ter exames e internação, tirando isso coloque a mão no bolso!!!
    Estou na minha segunda gestação, a minha G.O, é totalmente "vaginista", mas meu primeiro parto teve que ser cesária com fórceps, e ela nada cobrou , agora 7 anos depois , estou esperando outro bb, já na primeira consulta ela foi muito honesta e falou que não faz mais partos por 180,00....eu achei super legal da parte dela, me deu seu preço disse que parcelava e me deu a opção de fazer com o plantonista (que o convênio cobre)
    Cheguei em casa equacionei a questão, a gente gasta tanto dinheiro com outras coisas porque não vou gastar com a minha segurança em um momento tão importante, já que um sofrimento fetal pode ocasionar problemas para seu filho por toda a vida!!!

    ResponderExcluir

Pode comentar!!!Venha prá berlinda também!



Pode demorar um pouco para seu comentário aparecer, pois ativei a moderação! Mas saiba que sua presença é muito importante por aqui.Beijos